Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de março de 2024.
 
Professores e professoras da Tuiuti aprovam acordo intermediado pelo Sinpes

Mais de 200 professores e professoras da Universidade Tuiuti do Paraná aprovaram, por meio de votação no e-mail do Sinpes, o acordo proposto pela universidade e intermediado pelo Sindicato. O acordo foi apresentado à categoria em Assembleia Geral Virtual realizada na última sexta-feira 18/12. Depois da Assembleia os professores encaminharam seus votos e por unanimidade e uma abstenção o acordo foi aprovado.

Alegando dificuldades momentâneas de caixa, a Universidade Tuiuti do Paraná procurou o SINPES pedindo autorização para postergar o pagamento do adiantamento das férias e da gratificação de férias de 2021 segundo o seguinte cronograma:

– Adiantamento de férias até o quinto dia útil de fevereiro de 2021;

– Gratificação de férias em quatro parcelas iguais exigíveis nos quintos dias úteis dos meses de março, abril, maio e junho de 2021.

O Sinpes informou que submeteria essa proposta de parcelamento à assembleia dos professores desde que a Tuiuti concordasse em atualizar as parcelas devidas pelo IPC-A e garantisse o emprego de todos os seus professores até o dia 30.06.2021, inclusive com a fixação de uma indenização adicional às verbas rescisórias em caso de despedida imotivada entre a celebração do acordo e a data acima referida.

As condições sugeridas pelo Sinpes foram aceitas. Além da indenização adicional, as tratativas estabelecem o vencimento antecipado das parcelas devidas para a hipótese de não pagamento de qualquer delas no prazo ajustado, acrescida de uma multa de 50% dos valores inadimplidos.

Segue abaixo link para a integra do acordo aprovado pelos docentes da Tuiuti.

https://sinpes.org.br/site/sinpes-consegue-garantia-de-emprego-para-os-professores-da-tuiuti/