Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 14 de novembro de 2025.
 
UNIANDRADE: SEDE REMANESCENTE SALVA POR UM TRIZ

14/11/2025

Em decisão proferida no dia 04 de novembro foram suspensos os leilões promovidos pela Justiça do Trabalho da sede em que funciona atualmente Uniandrade, em Santa Quitéria. Os leilões tinham sido designados para os dias 11 e 18 de novembro de 2025. As suspensões foram obtidas em face de argumentos de natureza formal que apenas postergam o desenlace final de inúmeros processos trabalhistas pendentes há décadas.

No dia seguinte, o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES, reuniu-se com representante do Uniandrade na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná para tratar de denúncias de novos atrasos salariais protagonizados por essa instituição de ensino superior.

O representante da universidade admitiu atrasos salariais que qualificou como “pontuais”. E assumiu o compromisso de regularizar o pagamento dos salários no prazo de 30 (trinta) dias.

Como boa parte dos créditos trabalhistas ensejadores da designação dos leilões dizem respeito a ações em que são autores professores do ensino superior e o próprio SINPES na qualidade de substituto processual, as partes comprometeram-se a retomar negociações voltadas para o parcelamento desses débitos, de sorte a permitir o prosseguimento do funcionamento da UNIANDRADE sem sobressaltos.

O Presidente do SINPES, Professor Valdyr Perrini, recordou que essas negociações estavam adiantadas quando tiveram que ser paralisadas em face do atraso salarial dos professores ativos. E insistiu que o pagamento dos salários em dia é condição sine qua non para que o passivo trabalhista possa a ser parcelado. Lembrou que essa negociação representa a única forma sensata de se evitar a venda definitiva da sede remanescente, passível de pôr fim às atividades educacionais.

As partes definiram prazo de 30 dias para concluir as tratativas que foram paralisadas, prorrogável até 18 de dezembro, se necessário.

#SINPESASSIM





 




 
  • Email