Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de setembro de 2022.
 
Atenção professores/as: A campanha salarial continua!

27/09/2022

Desde o último mês de maio, o Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES está nas ruas reivindicando um reajuste digno aos professores e professoras do ensino superior privado de Curitiba e Região Metropolitana.

A princípio, a campanha foi conjunta e envolveu também o Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar do Paraná (SAAEPAR) e o Sindicato dos Professores no Estado do Paraná (SINPROPAR).  As entidades engajaram-se para fomentar uma campanha salarial unificada na busca por remuneração digna aos trabalhadores da rede privada de ensino. Juntos, os sindicatos representam cerca de 32 mil empregados.

Uma grande Assembleia Geral Virtual aconteceu no dia 31/05 e a categoria rechaçou a proposta de reajuste do sindicato patronal, o SINEPE. Também aprovou o prosseguimento da campanha que se utilizou de caminhão de som e maciça panfletagem para destacar as perdas salarias dos docentes e a intransigência do SINEPE que se recusava a incorporar no salário abono salarial de 6,22% ajustado entre as partes para pagamento entre março de 2021 e fevereiro de 2022  frente a uma inflação acumulada de 22,28% – entre março de 2019 e fevereiro de 2022 – e com uma oferta de reajuste que desconsidera um abono salarial anteriormente prometido pelos empregadores. O Sinpes foi às ruas e convocou nova Assembleia geral que aconteceu no dia 31 de agosto de 2022, quando os docentes novamente disseram um rotundo e esperado não para a proposta patronal, deliberando pela continuidade da mobilização.

Agora, o sindicato volta às ruas com ações ainda mais enfáticas voltadas a sensibilizar não só os docentes, mas também os alunos e seus pais sobre a difícil situação em que se encontram os professores e professoras do ensino superior privado.

Em rodada de negociações ocorrida após a realização da Assembleia Geral de 31 de agosto, o SINEPE deu um passo tímido no sentido de melhorar a proposta originalmente formulada. Continua intransigente no seu posicionamento no sentido de não incorporar o abono concedido entre março de 2021 e fevereiro de 2022. Mas, concorda em conceder reajuste um pouco superior ao originariamente sugerido: 7% mais abono de 3,79% de abono incidentes sobre o salário de março de 2021.

Em entrevista a um telejornal em Curitiba O SINEPE, através de seu Presidente, revelou sua intenção de que as mensalidades do ensino privado sejam reajustadas no próximo ano em 8,8%, o que demonstra a intenção de prosseguir atualizando suas receitas de acordo com a inflação, aumentando assim a defasagem entre os salários dos professores e as mensalidades escolares, o que potencializa lucros e precariza a educação.

Diante destes fatos, dada a inconveniência de se aumentar o fosso entre o poder aquisitivo dos professores e a inflação, que ameaça recrudescer depois das eleições, os dirigentes do Sinpes descartaram a possibilidade de mais um abono que desapareceria em março de 2024.

As partes ficaram de buscar alternativas ampliando a negociação para o reajuste devido em 01.03.2023 e se voltando para uma maior recuperação do poder de compra dos professores.

Enquanto isso, o Sinpes convoca nova Assembleia Geral Virtual (link abaixo) para o dia 06/10/2022 às 17h30, oportunidade em que será avaliada a eficácia das medidas até aqui adotadas, bem como examinadas novas propostas voltadas a persuadir o Sinepe a concordar com reajuste condigno.

A Diretoria entendeu conveniente postergar em uma semana a data da próxima assembleia geral a fim de evitar que a natural polarização em que se encontrará o país no final do mês de setembro em face das eleições acabe prejudicando a mobilização que se faz necessária encetar.

Todos à Assembleia do dia 06 de outubro de 2022!

Link da Assembleia: https://us06web.zoom.us/j/86340388407?pwd=VXdhVEx2VzNyM2hKSXZ6cFhBNXNZUT09

ID da Assembleia: 863 4038 8407

Senha de acesso: 915145





 




 
  • Facebook
  • Twitter
  • Email