Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
Votação das deliberações da Assembleia Geral do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES realizou, na tarde do dia 06/10, nova Assembleia Geral com professores e professoras do ensino superior privado.

Nela, foi apresentada a proposta de reajuste oferecida pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (SINEPE), conforme item 01.

Segundo o consenso da Diretoria e dos professores presentes ao evento que se manifestaram, embora melhorada em relação à proposta anterior, a sugestão patronal ainda é insuficiente.

Primeiro porque não considera o abono de 6,22% recebido entre março de 2021 e fevereiro de 2022, nem na base de cálculo do futuro reajuste nem em futuro compromisso de reposição.

Segundo, porque potencializa o problema para o futuro ao criar novo abono de 3,79% aumentando inevitavelmente a distância entre o poder aquisitivo do salário e o seu valor nominal (lembrando que abonos desaparecem e não são levados em conta por ocasião de recolhimento do FGTS nem de benefícios previdenciários).

E frustra a pretensão dos professores de recompor o prejuízo advindo do abono de 6,22% a partir de março de 2023 ao propor um reajuste fixo de 4,8%, certamente inferior à inflação que será galopante a partir do término do processo eleitoral (tanto que o SINEPE está anunciando um reajuste de 8,8% para as mensalidades escolares, bem mais realista em relação à inflação efetivamente acumulada)

Por isso, a Diretoria do Sinpes insiste na necessidade de recomposição integral da inflação no período compreendido entre março de 2021 e fevereiro de 2023 (sem qualquer aumento real) e entende que o abono de 6,22% não pode evaporar, mas ser considerado na base de cálculo do salário devido a partir de março de 2022 ou ao menos gradualmente absorvido no salário entre março de 2023 e fevereiro de 2024. E não quer mais saber de abonos emergenciais que só aumentam a defasagem entre o poder aquisitivo do salário e sua expressão nominal.

Agora, o Sinpes abre votação para que docentes possam opinar entre a proposta patronal e a defendida pelo Sinpes. Caso vença a sugestão do SINEPE, colocamos a viola e os prejuízos no saco e aguardamos dias melhores.

Caso a categoria votar pela proposta do Sinpes, ainda temos um longo caminho de pressão e persuasão e você deve se debruçar na análise das medidas persuasivas propostas, que passam pela tentativa de recomposição dos prejuízos mediante negociação de acordos coletivos com as IES sob pena de ajuizamento de ações trabalhistas compensatórias dos prejuízos amargados.

A votação se estende até às 23h59 do dia 14/10.

Vote neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeUJIKWgornvIBxYxdT2Qhj3V0mzeGIdyY5fclOWCe5o3_Jhg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0