Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.
 
Uninter – Demissão de orientadores pode afetar tese de doutorandos/as

O Sinpes recebeu denúncia de que o Centro Universitário Internacional – Uninter teria demitido nove professores/as de seu Programa de Doutorado. Uma checagem do sindicato, entretanto, confirmou terem sido despedidos quatro docentes.

Estes trabalhadores/as perdem o emprego com o semestre em andamento, em um período em que certamente não conseguirão recolocar-se no mercado de trabalho. Segundo apurado pelo os demitidos eram orientadores/as de doutorandos/as e suas saídas certamente comprometerão teses em andamento e consequentemente a excelência do ensino se pós-graduação em sentido estrito.

Notícias como a presente e a realidade cotidiana dos docentes da Uninter têm demonstrado que não é bem assim!

Há tempos o Sinpes denúncia demissões constantes no Uninter. Em meados de 2020 o sindicato revelou que docentes em diversos cursos tiveram corte em suas jornadas fora das hipóteses autorizadas pela convenção coletiva vigente. Alguns docentes teriam perdido metade das horas de trabalho.

A situação inclusive foi levada ao conhecimento do Ministério Público do Trabalho, que instaurou processo investigativo sob o número 108870.2020, de responsabilidade da Procuradora do Trabalho Vanessa Kasecker Bozza.

O Sindicato entrou em contato com o Uninter pedindo uma nota de esclarecimento sobre a denúncia trazida por este texto, mas não recebeu resposta.