10/09/2024
“Farinha pouca, nosso pirão primeiro”
O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPEs recebeu, na última semana, denúncia de que o Uninter teria criado um programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) voltado exclusivamente para beneficiar os gestores da instituição.
Quem trabalha várias horas por dia, ministra aulas, ensina os alunos e traz lucro para a Instituição são todos os professores e professoras com o apoio da equipe técnica de auxiliares de administração escolar. Entretanto o “chão de fábrica” teria ficado de fora!
Inicialmente o PLR teria sido mantido em segredo. Sua descoberta por docentes e empregados administrativos não beneficiados gerou profundo descontentamento.
O Sinpes entende que um programa de Participação nos Lucros e Resultados voltado apenas para gestores é verdadeiro tiro no pé pois acarreta grande desânimo justamente entre aqueles que por dever de ofício encontram-se próximos dos estudantes.
Em situação idêntica o Sinpes moveu ação coletiva trabalhista contra a PUCPR sustentando que o estabelecimento de participação de resultados exclusivamente para os detentores de cargos de confiança viola o princípio da isonomia e os deveres de equidade que devem pautar a conduta patronal.
Infelizmente a tese não foi acatada pela Justiça do Trabalho, que admitiu a licitude da distribuição de resultados apenas para parte dos empregados.
O Sinpes entrou em contato com a Assessoria do Uninter pedindo uma nota sobre as denúncias trazidas neste texto. Mas até a publicação do mesmo o Uninter não tinha respondido.
|