11/09/2025
O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES recebeu denúncia sobre novos atrasos de salários no Centro Universitário Uniandrade. Segundo as informações repassadas ao SINPES, professores e professoras ainda não teriam recebido os salários referentes aos meses de junho e julho de 2025.
Conforme a denúncia, os salários de junho teriam sido parcelados sem comunicação prévia aos professores e a remuneração de julho, segundo informações apuradas pelo corpo docente, seriam pagos no final de agosto, o que até agora não ocorreu integralmente.
O SINPES acompanha com apreensão esses novos atrasos. E recorda que no Acordo Coletivo vigente no biênio 2024/2026, em que foram parcelados salários que estavam atrasados em meados de 2024 teve o cuidado de inserir cláusula penal precatando-se contra novos atrasos:
“CLÁUSULA QUINTA – CLAUSULA PENAL
A empregadora compromete-se a não atrasar os salários devidos aos seus professores no curso da vigência do presente acordo coletivo de trabalho, ajustando as partes, em caso de atraso, incidência de cláusula penal equivalente à multa convencional estabelecida pela cláusula sexta da CCT 2024/2025, inclusive após o término da vigência desse instrumento normativo, podendo o SINPES ou o professor individualmente cobrar desde logo os salários em atraso acrescidos desta multa convencional.”
Antes de qualquer providência de natureza judicial e de mobilização dos interessados através dos caminhões do Sindicato, o SINPES convocará a Uniandrade para mesa redonda na Superintendência Regional do Trabalho.
O Sinpes entrou em contato com o Uniandrade pedindo esclarecimentos sobre a denúncia trazida neste texto. Mas até a publicação do mesmo a instituição não tinha respondido.
#SinpesAssim
|