Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
Solidariedade do Sinpes à Professora Catarinense Agredida

O Sinpes (Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana) declara total e irrestrito apoio à professora Márcia Friggi, covardemente agredida por seu próprio aluno, em pleno ambiente escolar, no último dia 21, na cidade de Indaial, Santa Catarina.

De acordo com o relato da professora por uma rede social, a agressão ocorreu após ela ter solicitado ao estudante, de 15 anos, que colocasse um livro, que estava entre as pernas, em cima da mesa. Após o pedido, o aluno não só a ofendeu verbalmente, como também arremessou o livro em sua direção. Depois, o rapaz teria desferido golpes e socos em seu rosto.

Após o ocorrido, a docente publicou fotos que mostram os ferimentos no rosto – um corte aberto em um dos supercílios, um dos olhos inchado por um hematoma e sangramento no nariz – e desabafou: “Estou dilacerada por saber que não sou a única, talvez não seja a última. Estou dilacerada por já ter sofrido agressão verbal, por ver meus colegas sofrerem. Porque me sinto em desamparo, como estão desamparados todos os professores brasileiros…há anos…”.

Enquanto as autoridades competentes estão averiguando o caso, o fato lamentável e revoltante provoca a reflexão sobre os papéis atribuídos e assumidos por pais, professores, alunos e também pela sociedade e pelo poder público no processo educacional.

Episódios como esse bem evidenciam a posição subalterna e os riscos que professores de todos os matizes vêm amargando nessa quadra amarga da história brasileira.