29/04/2025
Neste 29 de abril, o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES vem a público manifestar apoio aos professores da rede estadual do Paraná em alusão aos 10 anos do chamado “Massacre do Centro Cívico”.
Trata-se de episódio que é marco na violência contra professores no Brasil. Em 2015, mais de 20 mil servidores estaduais reuniram-se em frente ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. O protesto era contra mudanças no custeio da Paraná Previdência, entidade responsável pela gestão e pagamento das aposentadorias e pensões dos servidores do Paraná. Por ordem do então governador Beto Richa e do seu secretário de Segurança Fernando Francischini os docentes da rede pública e simpatizantes foram recebidos pela Policia Militar com cacetetes, bombas de efeito moral, balas de borracha e spray de pimenta. Na ocasião, mais de 200 pessoas se feriram.
São 10 anos de um episódio que se soma a outros, como o de 1988 quando o então governador Álvaro Dias ordenou uma investida da Cavalaria da Policia Militar contra milhares de professores que se manifestavam por melhorias na educação. Isso prova que os professores do Paraná historicamente sofrem ataques políticos aos seus direitos e são reprimidos fisicamente quando lutam por eles.
O Sinpes soma-se às milhares de vozes que se farão ouvir neste 29 de abril pedindo um basta à violência contra professores e professoras do estado do Paraná. E oferece apoio incondicional ao ato que será conflagrado por diversos sindicatos em frente ao Palácio Iguaçu na manhã desta data.
#SinpesAssim
|