Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 19 de abril de 2024.
 
Sinpes se reúne com nova superintendente do Ministério do Trabalho

19/04/2023

Regina Perpétua Cruz, nova superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná (MPT/PR) e o Secretário Geral do Sinpes, professor Claudio Henrique de Castro

No dia 28 de março, o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES participou de uma reunião com Regina Perpétua Cruz, nova superintendente regional do Ministério do Trabalho no Paraná (MPT/PR).  O Sinpes foi representado por seu Secretário Geral, o professor Claudio Henrique de Castro.

Na reunião, o sindicato destacou à superintendente as diversas irregularidades cometidas por instituições de ensino superior privado de Curitiba e Região Metropolitana. O professor Claudio Henrique de Castro manifestou a preocupação do sindicato em garantir os direitos de professores e professoras e, para isso, solicitou que a Delegacia Regional do Trabalho volte a mediar mesas redondas entre representantes do sindicato e das instituições de ensino na intenção de promover acordos e resolver, de maneira célere, demandas trazidas por docentes.

A superintendente Regina, por sua vez, atendeu de pronto a solicitação e garantiu que o Ministério do Trabalho no Paraná doravante não medirá esforços para promover mesas de negociações para que direitos de professores e professoras sejam preservados. Essas ações aconteciam anteriormente, mas foram extintas no governo de Jair Bolsonaro que trabalhou arduamente para minar direitos dos trabalhadores e enfraquecer os órgãos e mecanismos que atuam na garantia de direitos da classe trabalhadora.

Agora, com a nomeação de Regina Perpétua Cruz, exemplo de atuação na luta em defesa dos direitos das trabalhadoras e dos trabalhadores e ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), para a Superintendência do Ministério do Trabalho no Paraná, o Sinpes acredita que a volta das “mesas redondas” voltarão a ser instrumento importante na preservação e ampliação dos direitos trabalhistas de professores e professoras.