Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 03 de abril de 2025.
 
SINPES recebe sugestões de professores da TUIUTI

17/01/2025

No início de dezembro, professores e professoras da Universidade Tuiuti do Paraná aprovaram acordo entabulado entre o Sinpes e essa instituição de ensino superior.

O ajuste, debatido em Assembleia e aprovado em votação online por 69,52% dos interessados que se manifestaram, teve o objetivo de implementar medidas voltadas para equacionar as condições financeiras da Universidade, manter o emprego da maioria dos docentes pelos próximos 5 anos e evitar a transferência do controle acionário da Universidade Tuiuti para terceiros.

Os dirigentes do Sinpes defenderam a aprovação do acordo depois de terem se inteirado em detalhes da delicada situação econômica e financeira da Universidade Tuiuti. Assim, se posicionaram por entenderem urgente e necessário evitar a aquisição dessa tradicional Instituição de Ensino Superior por grupos educacionais alienígenas (a exemplo do que ocorreu com a Universidade Positivo e a Unicuritiba), tendo como resultado a precarização e eliminação de centenas de empregos ou, pior ainda, acabasse insolvente ou simplesmente fechasse as portas.

Evita-se assim, no primeiro caso, o pagamento parcial de seus inúmeros credores trabalhistas, limitado a exíguos 150 salários mínimos por interessado (tal como ocorrido com os professores das Faculdades Expoente e em vias de ocorrer com os docentes da Evangélica). E no segundo – fechamento das portas sem bens para integrar a massa insolvente – o consequente calote integral aos diversos credores (a exemplo do ocorrido integralmente com os professores da SPEI e da OPET e, parcialmente, com os docentes da Espírita e da FACEL.

Apesar da proximidade do término do ano letivo, cerca de 80% dos professores ativos participaram da votação, a maioria se inclinando pela ratificação da avença.

Desde então, o sindicato tem recebido inúmeras críticas construtivas e sugestões de professores, apreensivos com a redução salarial significativa que decorre do ajuste.

Uma importante sugestão encaminhada ao SINPES, acatada pela Diretoria, já que se encontra dentro dos seus propósitos e finalidades, propõe solicitar dos dirigentes da Universidade Tuiuti constante prestação de contas da aplicação dos valores economizados com a redução salarial.

Diversos professores têm assumido postura proativa, consignando sugestões que serão encaminhadas pelo sindicato aos dirigentes da UTP, voltadas para agilizar a recuperação financeira da Universidade. Entre tais medidas estão:

1- Projeto professores influenciadores: utilização das capacidades e talentos dos professores que tenham ou se interessem em participar de podcasts ou vídeos em TikToks para criação de conteúdo didático como atração para os alunos do ensino médio, de pós-graduação lato e stricto sensu;

2- Capilaridade das ações já realizadas com as novas medidas sugeridas, num esforço conjunto para recuperar os alunos “perdidos” durante a pandemia.

3- Proposta “ganha-ganha”: criação de novos produtos como materiais didáticos, cursos livres, conteúdo de EAD, podcast para venda em plataforma como Hotmart. Esses produtos seriam criados pelos professores e divulgados pela Universidade, partilhando-se entre os docentes 20% do resultado das vendas, ficando o remanescente para a IES.

Empolgado com a criatividade e o efeito positivo dessas propostas, o Sinpes resolveu convocar os professores da Universidade Tuiuti para que encaminhem até o próximo dia 15 de março para os e-mails sinpes@sinpes.org.br e comunicacao@sinpes.org.br sugestões dessa natureza, que serão encaminhadas para os dirigentes da IES.

O Sinpes pretende atuar no sentido de ser porta-voz destas sugestões, verberando a colaboração dos professores. Em seguida tenciona debater com as autoridades universitárias em conjunto com os docentes interessados acerca da viabilidade de implementá-las no afã de eventualmente mitigar a redução salarial em face dos possíveis resultados positivos a serem obtidos.

#SinpesAssim