18/12/2024
As reuniões entre Sinpes, PUC e Grupo Marista se intensificaram no mês de dezembro
Durante o ano de 2024, o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES, o Grupo Marista e a PUCPR realizaram diversas reuniões para debater o novo Plano de Cargos e Salários dos professores. Esses encontros intensificaram-se nas duas últimas semanas, tendo se tornado diários no mês de dezembro. Realizados em clima respeitoso e produtivo, as partes envolvidas têm se esforçado em direção ao consenso, contornando os impasses com concessões recíprocas.
Subsistem ainda divergências acerca dos limites e da extensão da rescisão parcial e da regulamentação dos quinquênios e do polêmico portfólio. Rejeitada a proposta do Sinpes, que pretendia pura e simplesmente excluir do processo de avaliação os portfólios, atendendo sugestões que partiram de consultas feitas com os docentes nas salas dos professores, remanesce a esperança de torná-lo objetivo e enxuto.
No debate sobre esse tema, integrará a equipe de negociadores do SINPES a Professora Rosa Lydia Teixeira Correa, recentemente eleita dirigente sindical. Rosa Lydia é autoridade no assunto: Professora Titular do Programa de Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado da PUCPR, coordenadora do Grupo de Trabalho 02 de História da Educação da ANPED (Associação Nacional de Pesquisa em Educação e Pós-Graduação) no biênio 2021/2022.
Boa parte dos quesitos objetivos de avaliação estabelecidos pela PUCPR e sugeridos pelos professores já foi objeto de consenso. Resta ordená-los racionalmente dentro do contexto do processo avaliativo juntamente com a regulamentação do portfólio e a avaliação do corpo discente, essa última com peso mitigado por solicitação dos professores.
Na segunda quinzena de janeiro pretende-se encerrar as tratativas, divulgar as conclusões obtidas, colher as derradeiras sugestões e convocar assembleia geral virtual para aprovação ou rejeição do novo plano de cargos e salários a ser realizada logo no início das aulas.
#SinpesAssim
|