No último dia 04/07 o Sinpes realizou um debate público para discutir a proposta do Novo Plano de Cargos e Salários da PUC-PR. Na ocasião, o vice-reitor da universidade foi convidado na intenção de esclarecer os diversos pontos da proposta que representam um retrocesso histórico nos direitos dos professores. Por “compromisso inadiável previamente assumido e por tratar-se de período de recesso acadêmico”, o Vice-Reitor da PUC, Professor Vidal Martins justificou seu não comparecimento ao debate convocado pelo sindicato.
A princípio, o Sinpes solicitou que a Associação Paranaense de Cultura voltasse à mesa de negociações, honrando o compromisso assumido por ocasião da CCT de 2014, suspendendo imediatamente o processo ilícito relativo à carreira docente e os vencimentos de seus professores. Se isso for julgado como impossível pela Universidade, o Sindicato pediu ao menos que se postergue o prazo para a “opção” indevida até 15.09.2019, aproveitando-se o mês de agosto de 2019 para debates entre representantes do Sinpes e da PUCPR sobre o tema.
Agora o Sindicato novamente convida o vice-reitor Vidal Martins, ou pessoa de sua confiança, para debate público transmitido pela internet sobre o tema a ser realizado na segunda semana de agosto em dia, horário e local a serem definidos pela própria PUC.
|