Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
Sinpes Participará de 47º Congresso da UPE

No próximo sábado (14/09), no campus Rebouças da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ajudando a compor uma intensa programação de 12 debates com eixos voltados para Educação, o presidente do SINPES, Valdyr Perrini, será o debatedor no Grupo de Trabalho das Universidades Privadas durante o 47º Congresso da União Paranaense dos Estudantes (UPE).

O debate começa às 9 h e terá como tema: Educação não é Mercadoria – A mercantilização e desnacionalização da educação superior no Brasil.

A proposta do debate, dentre outras, é refletir com os estudantes de universidades sobre as consequências do contingenciamento de verbas públicas para os alunos da rede particular de ensino superior especialmente no que se refere à precarização do Ensino Privado, decorrente do esfacelamento dos direitos dos professores e das facilidades que o Capital estrangeiro vem obtendo para participar desse “mercado”. Essa discussão passa pelo esvaziamento do PROUNE e do FIES, o que dificulta o acesso ao ensino superior das camadas mais pobres da população.

O Congresso

Acontece nos próximos dias 13, 14 e 15 de setembro.  O CONUPE é o fórum máximo de deliberação estudantil no estado do Paraná e neste ano reunirá cerca de 500 estudantes na cidade de Curitiba em uma agenda que envolve, além da atividade política, um festival de cultura e arte e uma homenagem ao agora centenário Palácio dos Estudantes.

O congresso pauta os próximos objetivos de toda rede estudantil universitária bem como elege a nova direção da entidade para o Biênio 2020-2022. Os estudantes que participarão da atividade e votarão nas eleições da UPE foram escolhidos para representar as universidades através de eleições diretas que aconteceram durante o primeiro semestre em mais de 70% das universidades da rede pública e particular de todo Paraná.

Nesta edição, que tem como tema central “Pra que amanhã não seja só um ontem com um novo nome”, a UPE convoca os estudantes para juntos fazerem uma reflexão histórica sobre as universidades que passam por mais uma tentativa de desmonte e precarização, assim como aconteceu em 1968 quando os estudantes unidos venceram a luta contra a cobrança de mensalidade nas universidades públicas.

Não coincidentemente com o tema, esse é também um ano histórico para a organização estudantil que completa seus 80 anos e para a sede que abriga a entidade que completa 100 anos. Ambas serão homenageadas durante o festival de cultura e arte que acontecerá junto com o congresso estudantil.

Todos os interessados podem participar das atividades do Congresso da UPE. O evento é aberto a todos que queiram contribuir de alguma forma e discutir sobre os rumos da educação. Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição disponibilizado no endereço eletrônico www.eventosplay.com.br/conupe. Ali o interessado terá todas as informações sobre o evento e poderá pagar a taxa de credenciamento que dá direito a participar de todas as atividades do congresso durante os seus três dias de duração.