Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 29 de março de 2024.
 
Sinpes Luta por Reajuste Digno e pela Ampliação e Manutenção de Direitos dos Professores

O Sinpes reuniu-se com o Sinepe no dia 01.12.2017 para discutir o conteúdo da Convenção Coletiva de Trabalho vigente a partir de 01.09.2017.

A postura dos empregadores nesse primeiro contato foi extremamente truculenta, fazendo uma série de “reivindicações” que, se aceitas pela categoria, importariam em lamentável retrocesso nas condições de trabalho dos professores do ensino privado de Curitiba e da Região Metropolitana.

Entre os assuntos abordados pela entidade representativa das instituições de ensino esteve a implantação pela via convencional da chamada “rescisão parcial”, eufemismo utilizado pelos patrões para contornar as restritas hipóteses convencionais em que se autoriza a redução da carga horária dos professores.

Também a redução dos quinquênios de 5% para 2,5% para cada cinco anos de trabalho foi cogitada pelos empregadores sem que fosse oferecida qualquer vantagem relevante em contrapartida.

Os dirigentes do Sinpes não concordaram com essas propostas, conclamando a categoria a cerrar fileiras contra esse retrocesso histórico almejado pelos patrões.

Questões que podem ser discutidas segundo a Diretoria do Sinpes se os empregadores se propuserem a oferecer contrapartidas idôneas dizem respeito a critérios para contagem da cota mínima de deficientes e de aprendizes no bojo da categoria, bem como a regulamentação de uma modalidade nova de contratação de professores para exercício de atividades fora da sala de aula com irredutibilidade absoluta da carga horária originalmente contratada.

O Sinpes se manterá firme na oposição a a todas as medidas que pretendam diminuir ou restringir direitos históricos conquistados pela categoria, só negociando questões que pressuponham concessões de ambas as partes.

Dessa maneira, continua na luta por um reajuste digno e pela manutenção e ampliação dos direitos de sua categoria, conclamando os professores a se manterem atentos contra tentativas de suprimir direitos e de precarizar ainda mais o ensino superior privado.

Pauta de Reivindicacao SINEPE 2018