30/06/2025
 Três reuniões estão previstas para que sejam debatidos as diversas cláusulas da nova CCT
O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES e o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Curitiba -SINEPE retomaram as negociações para a confecção da nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/2027, com reuniões previstas para três segundas-feiras (23 e 30 de junho e 28 de julho).
Apesar das extensas pautas de reivindicações encaminhadas por ambas as entidades, ficou combinado que seria mantida a sistemática tradicional de negociação entre as partes em que concessões recíprocas pressupõem contrapartidas recíprocas.
Entre as pretensões mais importantes dos professores, que serão analisadas no curso da negociação pelo sindicato patronal, estão:
– Reposição da perda salarial representada pelo abono salarial de 6,22% concedido em março de 2021 e suprimido em fevereiro de 2022;
– Ampliação da licença-maternidade e da estabilidade da gestante;
– Auxílio-alimentação;
– Padronização das férias escolares em pelo menos duas semanas do mês de julho e duas do mês de fevereiro (além de janeiro) e
– Otimização da distribuição dos horários dos professores priorizando sua distribuição em turnos integrais de quatro horas aulas.
Já os empregadores elencaram como suas principais pretensões a substituição da sistemática de pagamento dos quinquênios sob a alegação de que sua existência estimularia a rotatividade de mão de obra dos professores mais antigos e a supressão de bolsas na área de saúde (para docentes e para seus dependentes).
A substituição dos anuênios acrescidos aos professores com mais de 20 anos de trabalho pela concessão de estabilidade de emprego a esses docentes foi prontamente descartada pelos empregadores, o que enfraquece substancialmente os argumentos patronais dirigidos contra esse direito histórico dos professores.
As três reuniões servirão para alinhar as contrapartidas admitidas por ambas as partes. Posteriormente, as partes trabalharão na redação das novas regras coletivas, o que poderá durar ainda alguns meses.
Acompanhe as tratativas no site do Sindicato e em suas redes sociais e no sítio eletrônico do seu sindicato.
#SINPESASSIM
|