Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de março de 2024.
 
SINPES e SINEPE retomam negociações da CCT 2018/2019

Com mais de um ano de atraso, após longo tempo de desconfianças recíprocas, SINPES e SINEPE retomaram negociações para fechamento da CCT 2018/2019. No dia 30 de agosto ambos os sindicatos se reuniram em encontro que contou com a presença de representantes de inúmeras instituições de ensino superior.

Na reunião foram discutidos diversos pontos, entre eles o trabalho desenvolvido por professores no Ensino a Distância (EAD), questão de honra a ser regulamentada sob o ponto de vista patronal.

Os dirigentes do Sinpes e alguns professores que lecionam no ensino à distância mostraram-se estarrecidos com a extensão da precarização proposta pelos empregadores nesse campo.  O consenso entre as partes por enquanto limita-se à descrição dos diversos setores em que os trabalhadores atuam.

De volta também, por iniciativa dos patrões, a ladainha da rescisão parcial e do congelamento dos quinquênios para professores com mais de 15 anos de trabalho.

O Sinpes mantém a coerência adotada no curso de seus mais de vinte anos de existência: admite discutir retrocessos desde que compensados com avanços equivalentes.

Os patrões desconversaram ao serem alertados de que o Sinpes poderia levar à categoria a proposta de congelamento temporário dos quinquênios mediante obtenção de estabilidade de emprego dos professores com mais de 15 anos, enquanto perdurasse essa situação temporária.

A próxima reunião agendada entre as partes será no próximo dia 13 de setembro.