Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 19 de abril de 2024.
 
Sinpes é a favor da obrigatoriedade do uso de máscaras em salas de aula

22/03/2022

No último dia 18, durante entrevista à Rádio CBN-Curitiba, o governador Ratinho Júnior afirmou que a desobrigação do uso de máscaras em ambientes fechados pode acontecer até o final do mês de março em todo o Paraná. A obrigatoriedade do uso em locais abertos já foi extinta pelo governador por meio de decreto publicado no último dia 16.

Na visão do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES desobrigar o uso de máscaras em ambientes fechados é prematuro e pode custar a saúde e a vida de muitas pessoas.

No ensino superior privado de Curitiba e Região Metropolitana, por exemplo, milhares de estudantes e cerca de cinco mil professores e professoras voltaram às salas de aula no último mês de fevereiro. Em muitas instituições de ensino superior, como é de conhecimento do Sinpes, há turmas com mais de 40 alunos/as. Desobrigar o uso de máscaras nestes ambientes, a exemplo de outros como o transporte público, pode, como diversos especialistas (e alguns governadores) têm afirmado, levar a uma explosão de casos, colocando em risco grande parte da população. É importante lembrar também que a Covid-19 ainda mata centenas de pessoas por dia no Brasil. Ao todo, morreram mais de 656 mil pessoas no país em decorrência da doença.

Um dos argumentos do governo do estado – e da prefeitura de Curitiba que também aboliu a obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos – são os altos índices de vacinação. Mas a capital paranaense não é uma ilha e está cercada por cidades da Região Metropolitana que têm taxas vacinais diferentes. E nem todo mundo está completamente vacinado contra a covid: menos da metade das pessoas com menos de 50 anos no Brasil tomaram a terceira dose.

Entre os dias 31/01 e 04/02/2022 o Sinpes realizou uma consulta online com a comunidade acadêmica do ensino superior privado de Curitiba e Região Metropolitana. O objetivo da pesquisa foi questionar professores/as, alunos/as e outros trabalhadores/as das instituições de ensino superior sobre a obrigatoriedade do Passaporte da Vacina para o retorno das aulas presenciais. Embora a grande maioria aprove a exigência do passaporte, na prática não se têm notícia do mesmo ter sido solicitado por nenhuma das instituições de ensino particulares de Curitiba e da Região Metropolitana.

O sindicato ainda questionou os participantes sobre quantos estavam completamente imunizados/as contra a Covid-19. Apenas 42,5% do total respondeu que tinha tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 mais a dose de reforço; 29% respondeu que tomou as duas doses; 25% apenas uma dose e 2,5% não se vacinou.

Além disso, há diversas preocupações em torno da subvariante da ômicron (BA.2) e da variante “deltacron” (apelido dado à nova linhagem AY.4/BA.1) e do aumento de infecções em localidades da Ásia e da Europa, como Hong Kong, China, Alemanha, França e Reino Unido.

Portanto, o Sinpes vem a público manifestar sua preocupação com o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes fechados. Para o sindicato, os cuidados para se evitar o contágio pelo Coronavírus devem continuar e o uso de máscaras se faz ainda indispensável.