Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 20 de abril de 2024.
 
Sinpes Convoca Professores Pesquisadores da Unibrasil para Reunião

O Sinpes se reuniu em mesa redonda perante a Superintendência Regional do Trabalho com os representantes da Unibrasil, para pedir esclarecimentos sobre diversas denúncias de irregularidades noticiadas ao sindicato.

Um dos pontos abordados na presente reunião foi a alteração contratual que o Sinpes entende lesiva aos contratos dos professores pesquisadores remunerados com 40 horas mensais. Segundo tem sido veiculado em diversas reuniões pedagógicas esses docentes passariam a lecionar 20 horas semanais ao invés das 12 horas contratualmente garantidas sem que haja diminuição compensatória de suas demais atribuições nem qualquer majoração salarial, passando a ser exigida permanência na instituição de ensino.

Os representantes da Unibrasil não reputam essa alteração prejudicial ao professor pois entendem, ao contrário do Sinpes, que essa determinação estaria no âmbito do poder diretivo patronal.

Com o objetivo de debater com maior profundidade a questão e colher sugestões acerca de quais as providências que devem ser tomadas, o Sinpes encaminhou ofício para a Instituição de Ensino, solicitando um espaço para realizar reunião com os docentes afetados pela medida restritiva de direitos.

Como indicativo o Sinpes sugeriu à Instituição, que a reunião ocorra no dia 19/06/2018 (terça feira), 18 horas, no Auditório Edla Van Steen- Bloco I. Na hipótese de não ser possível a realização no local indicado, o Sinpes sinalizará o novo local porventura autorizado.

Diretoria do Sinpes.