Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
SINPES CONVOCA PROFESSORES (as) DO UNICURITIBA PARA ASSEMBLEIA VIRTUAL

O SINPES tem acompanhado com apreensão os diversos pronunciamentos do Grupo Ânima que põem em risco as condições de trabalho dos professores da Unicuritiba.
Na quarta-feira, véspera do feriado de Corpus Christi, os professores foram convocados para participar até terça-feira, 16.06.2020, de um inusitado “Edital de Seleção dos Professores para Concessão do Regime de Trabalho de Tempo Integral e Parcial” que propõe condições de trabalho desfavoráveis se comparadas com as que vem sendo praticadas nessas duas instituições de ensino.
Basta que se coteje o valor médio da remuneração auferida pelos professores da Unicuritiba com a remuneração oferecida para os professores integrados supostamente por meritocracia no regimes de trabalho oferecidos (R$ 1.500,00 mensais para 10 horas aulas semanais e R$ 3.000,00 para 20 horas aulas semanais) para que se conclua nesse sentido.
Em reunião realizada com o Reitor da Unicuritiba e um integrante do grupo Ânima na segunda-feira os professores revelaram suas preocupações com a precarização das relações de trabalho e conseguiram o adiamento do prazo para o atendimento das exigências do Edital. Foi também garantido que a entidade mantenedora está aberta para ouvir as ponderações do corpo docente a respeito do tema e fará todos os esclarecimentos solicitados em documento encaminhado.
Ao que parece, ao oferecer a “oportunidade” para que os professores voluntariamente inscrevam-se para esse inusitado “processo seletivo”, o que se pretendeu foi legitimar alterações prejudiciais dos contratos de trabalho inspiradas na janela aberta pela redação dada pelo Tribunal Superior do Trabalho quando da elaboração do inciso II da Súmula 51-TST:
“51 – NORMA REGULAMENTAR. VANTAGENS E OPÇÃO PELO NOVO REGULAMENTO. ART. 468 DA CLT…
II – Havendo a coexistência de dois regulamentos da empresa, a opção do empregado por um deles tem efeito jurídico de renúncia às regras do sistema do outro.”
Para preservar os professores dos riscos dessa complexa negociação coletiva com a empregadora, um grupo de professores solicitou que o Sinpes representasse os interessados no processo, conforme determina o artigo 8º da Constituição Federal.
Para que a atuação do sindicato reflita democraticamente o posicionamento da maioria e para debater a pertinência de eventuais medidas de pressão para defesa dos direitos dos professores, o SINPES convocou assembleia geral virtual para o dia 18.06.2020, quinta-feira, às 17h00min.
O código necessário para que os interessados possam participar estará disponível a partir das 14h00min do dia 18.06.2020 no Facebook do Sinpes e no site do Sindicato: www.sinpes.org.br.

Professor da Unicuritiba, compareça à Assembleia Virtual convocada pelo seu Sindicato.

Em resposta aos questionamentos do Sinpes a assessoria de imprensa do Unicuritiba enviou a seguinte nota:

“O UNICURITIBA segue aprimorando o seu Ecossistema de Aprendizagem com elementos alinhados às melhores práticas mundiais de ensino superior para manter o seu compromisso com a qualidade e inovação acadêmica, características que estão conectadas ao DNA e história de nossa instituição. Ressaltamos que todas as movimentações realizadas no corpo docente têm como propósito humanizar ainda mais a relação de ensino e aprendizagem e levar educação de qualidade para todos os brasileiros, por meio de um modelo de excelência já consolidado no Brasil e no exterior”.