Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.

Sinpes convida para Assembleia Geral na próxima quinta-feira

Leia nas primeiras páginas do Didático e no site do Sinpes como andam as negociações com o SINEPE para pôr fim ao arrocho salarial que os patrões insistem em institucionalizar, oferecendo abonos que não integram o salário para efeito de nova negociação salarial, de recolhimento de FGTS e de benefícios previdenciários.

A Assembleia realizada no dia 06.10.2022 aprovou as seguintes deliberações:

Confira o resultado da votação:

1- Rejeição da Proposta do Sinepe (SINDICATO PATRONAL): Majoração de 10,79%, incidente sobre o salário de março de 2021 sem o abono de 6,22%, sendo 7% mediante reajuste no salário e 3,79% na forma de abono com duração até fevereiro de 2023. Os valores referentes ao reajuste de 7% devidos até a assinatura do acordo também são pagos excepcionalmente como abonos (em 4 vezes). Em março de 2023 reajuste estimado de 4,88%.

2 – Aprovação da Proposta do Sinpes (SINDICATO DOS PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR): Reajuste salarial em março de 2022 de 10,79%, incidente sobre o salário de março de 2021 com o abono de 6,22% na base de cálculo. Reajuste em março de 2023 com índice equivalente à inflação do período compreendido entre março de 2022 e fevereiro de 2023. Possibilidade de se negociar alternativamente a não inserção imediata do abono de 6,22% na base de cálculo do salário devido a partir de março de 2022 desde que a reabsorção desse percentual seja previamente estabelecida para acontecer no período compreendido entre março de 2023 e fevereiro de 2024.

3 – Aprovação das seguintes deliberações:

a) Manter o estado de greve com mobilização via redes sociais, caminhões, panfletos, informativos e manifestações e concentrações em frente das instituições de ensino superior e cursinhos pré-universitários:

b) Quebrar a estrutura monolítica de negociação e de imposição de arrocho salarial do SINEPE oportunizando que as instituições de ensino superior menos truculentas ajustem ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO nos termos propostos pelo SINPES, sob pena de ajuizamento imediato de ações trabalhistas como substituto processual compensatórias pelo menos a médio e longo prazo dos prejuízos salariais que vêm sendo impingidos aos professores.

c) Realização de nova Assembleia Geral Virtual no dia 27/10/2022 para análise da conjuntura, aprovação de eventuais Acordos Coletivos de Trabalho e/ ou Convenção Coletiva de Trabalho e/ou de novas medidas persuasivas.

Todos à assembleia de 27.10.2022 às 17h30, quando será avaliada a eficácia das medidas até aqui adotadas, bem como examinadas novas propostas voltadas a persuadir o Sinepe a concordar com reajuste condigno.

DIRETORIA DO SINPES

Participe da Assembleia pelo link: https://bityli.com/RMrjxDve

ID: 824 7370 5511

Senha de Acesso: 634238