Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de março de 2024.

SINPES CHAMA ASSEMBLEIA GERAL PARA QUE CATEGORIA SE PRONUNCIE SOBRE PROPOSTA PATRONAL

Após exaustivas negociações com o SINEPE, a última proposta patronal obtida acerca do reajuste salarial devido a partir do mês de março de 2021, data base dos professores do ensino superior, foi a recomposição integral do salário pelo índice acumulado do INPC dos últimos doze meses, no percentual de 6,2163%.

Esse pagamento seria realizado sob a forma de abono parcelado em 8 prestações mensais exigíveis nas mesmas datas em que devidos os salários de julho de 2021 a fevereiro de 2022. E calculado mediante o reajuste das parcelas salariais pagas em março de 2020 reajustadas a partir de março de 2021, em face da variação do INPC acumulado acima referido, multiplicadas por 13 meses, de sorte a contemplar reflexos dos valores pagos sobre 13º salário e férias.

Os demais reflexos (em FGTS e no terço constitucional das férias) não são contemplados pela fórmula de pagamento proposta pelo SINEPE visto que o abono não tem natureza salarial. O valor do abono igualmente não é computado para efeito de apuração do imposto de renda e das contribuições previdenciárias devidas, fato que atenua, mas não elimina o prejuízo sofrido pelos professores.

Como contraprestação da concessão solicitada pelos empregadores, o SINPES sugeriu que se estendesse por 12 meses a validade das cláusulas sociais da CCT vigente, até 28.02.2023, o que foi aceito pelo SINEPE.

Não fosse a pandemia que dificulta sobremaneira a mobilização dos interessados, o Sinpes postergaria a convocação da assembleia geral da categoria e manteria abertas as negociações a fim de persuadir os empregadores a quitarem o reajuste sob modalidade salarial a exemplo do que ocorreu até hoje.

Diante das presentes dificuldades de mobilização e da premente necessidade de os professores começarem a receber os valores propostos, ainda que sob a modalidade de abono, a diretoria do Sinpes houve por bem chamar assembleia geral da categoria para decidir acerca da aceitação ou não da proposta, a qual será realizada no próximo dia 26.07.2021 pela modalidade virtual, às 18h00min, em segunda convocação.

No evento também será discutida e votada a contribuição negocial para o ano de 2021 com sugestão para que se mantenha o valor praticado nos anos anteriores, correspondente a um dia de salário reajustado.

O link para o acesso à Assembleia será disponibilizado no site do Sinpes (www.sinpes.org.br) e nas redes sociais do sindicato às 13 h do dia 26/07.

Maiores esclarecimentos sobre a proposta patronal e sobre a contribuição negocial podem ser obtidos entre 14h00min e 17h00min pelo telefone 3225-1041, no e-mail sinpes@org.sinpes.br e na própria assembleia geral convocada.