Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
SINPES apoia os servidores do Estado do Paraná

Nota de apoio:

O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES presta total solidariedade aos professores e demais servidores do estado do Paraná que deflagraram greve e, na tarde de terça feira (03), ocuparam o prédio da Assembleia Legislativa (Alep) em protesto contra a reforma da Previdência do serviço público estadual apresentada pelo governo Ratinho Júnior.

Pela proposta, Ratinho Junior tenciona ampliar de 11% para 14% a alíquota de contribuição e aumentar a idade mínima de aposentadoria para 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. O governador do Paraná dá continuidade à política de seu antecessor, Beto Richa, que sistematicamente impôs o desmantelamento dos direitos dos servidores do estado do Paraná.

Em 03 de dezembro de 2019 centenas de servidores conseguiram adentrar o plenário da Alep e, com a pressão das galerias lotadas, o presidente da Casa encerrou a sessão. O SINPES destaca que o direito à greve e de manifestação e pressão pacífica contra atitudes governamentais autoritárias é constitucionalmente garantido a todos. Solidariza-se com todos os servidores públicos estaduais, em especial os combativos professores. E lamenta a subserviência da grande maioria dos deputados estaduais que tem tornado a Assembleia Legislativa do Paraná um mero apêndice do Poder Executivo.