Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 29 de março de 2024.
 
Sinpes apoia a luta pela revogação do Novo Ensino Médio

15/03/2023

Entidades se unem pela revogação do Novo Ensino Médio. Foto: Bernardo Kestring

 

No último dia 09 de março, aconteceu a segunda reunião do Comitê pela Revogação do Novo Ensino Médio em Curitiba. A reunião ocorreu em auditório no setor de educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e contou com 150 participantes. O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES foi representado no evento por seu Tesoureiro, o professor Bernardo Kestring. O Sinpes declarou seu apoio à revogação do Novo Ensino Médio ao lado de diversas outras instituições políticas, sindicais e de educação como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), o Observatório do Ensino Médio-UFPR, o NESEF-UFPR, a APP-Sindicato, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Paraná, entre outros.

O Sinpes declara publicamente seu apoio ao Comitê pela Revogação do Novo Ensino Médio, iniciativa popular de caráter democrático, que articula diferentes movimentos sociais.

Urge a integral revogação da Lei 13.415/2017 diante dos resultados desastrosos verificados em diferentes estados brasileiros para que a formação dos estudantes não seja ainda mais comprometida.

O Novo Ensino Médio começou a ser implantando em 2022 aqui no Paraná, trazendo um cenário de esvaziamento científico sob o pretexto de inovar. Isso acarretou expansão da matriz curricular, de maneira a se expandir de forma pulverizada em diversos componentes sem a especialização que a reforma pretendia.

A forma tradicional de educar continuou, apenas com aportes tecnológicos, mas sem qualquer inovação real. Desconsiderou-se a formação crítica e reflexiva do estudante para a cidadania.

Além disso, a ampliação da carga horária para o total de 3.000 horas tornou-se um fardo exaustivo para os estudantes, pois o maior tempo na escola não foi acompanhado de melhoria de aprendizado e de ambientes diferenciados, considerando o caráter das disciplinas ofertadas.

O “Novo Ensino Médio” não possui amplitude sequer para formar o adolescente para o mercado de trabalho, pois não possui consistência suficiente a ponto de amadurecer uma visão de mundo que o incentive a decidir sua profissão.

Ao permitir que cada Estado elabore seu currículo, não é capaz de oferecer uma formação sólida, pautada na visão científica e crítica.

Como se não bastasse a Lei 13.215 acabou com a jornada especial de todos os professores (inclusive os do Ensino Fundamental e Superior) estabelecida desde 1943 pelo artigo 318 da CLT, de quatro horas aulas consecutivas ou seis intercaladas.

Por isso é urgente a sua revogação.

As entidades presentes aprovaram 12 propostas de encaminhamentos até a próxima reunião, a ser realizada no final de março, que integram o quadro abaixo.

Segue o link do abaixo-assinado pela Revogação do Novo Ensino Médio:

https://nossaluta.com.br/

Acompanhe as redes sociais do Comitê PR pela Revogação do Novo Ensino Médio:

https://www.facebook.com/comitePRrevogaNEM

REVOGAÇÃO DO “NOVO ENSINO MÉDIO JÁ!

DIRETORIA DO SINPES

PROPOSTAS DE ENCAMINHAMENTO:

  1. Divulgar amplamente e participar do ato nacional da UBES no dia 15 de março pela revogação do NEM, promovendo no dia a coleta massiva de assinaturas ao abaixo-assinado físico que será lançado com as adesões das entidades, organizações e personalidades políticas deste comitê;
  2. Adesão à campanha do abaixo assinado nacional pela revogação do “NEM” com organização de banquinhas com coletas de assinaturas nas ruas e escolas;
  3. Organização de um ato público massivo em meados de abril, na sede da APP Sindicato ou em lugar aberto (a avaliar), com mesa de representações de entidades sindicais, de pesquisa, estudantis, partidos, parlamentares, com a presença do deputado Glauber Braga. Nesse dia fazer também uma aula pública;
  4. Sugerir à CNTE que aprove em sua Plenária Intercongressual da CNTE (17 a 19/03) um ato nacional pela revogação do “NEM” e que a CNTE incentive a criação de comitês e divulgue o abaixo assinado, tal como a representante da APP-Sindicato se comprometeu em realizar no PR;
  5. Ampliar os comitês nas regiões, criar comitês por local de trabalho e estimular rodas de conversa sobre a revogação do “NEM”;
  6. Realizar atos de rua pela revogação já do “NEM” com regularidade;
  7. Divulgar o link da assinatura do abaixo assinado online e o arquivo PDF nas redes sociais das entidades e parlamentares;
  8. Indicar aos mandatos parlamentares presentes que ajudem a financiar a reprodução da Cartilha “O novo ensino médio (NEM) ou o ensino médio NEM-NEM?”
  9. Procurar as Centrais Sindicais para ampliar a luta pela revogação do NEM e a campanha do abaixo assinado
  10. Sugerir aos Núcleos Sindicais da APP Sindicato para que participem dos comitês e divulguem o abaixo assinado
  11. Integrar e reforçar o grupo de comunicação do Comitê ampliando com a participação de profissionais da área que se disponham em colaborar;
  12. Participar e divulgar audiência pública na Assembleia Legislativa que o mandato da Deputada Ana Júlia ficou de encaminhar junto com outros parlamentares.