Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 24 de abril de 2024.
 
Secretário Geral do Sinpes defende pós-doutorado na Faculdade de Lisboa

23/03/2023

Na foto o Catedrático Prof. Dr. Eduardo Vera-Cruz Pinto e o Prof. Claudio Henrique de Castro

O Secretário Geral do Sinpes, professor Cláudio Henrique de Castro, defendeu, no último dia 16 de fevereiro, sua de tese de Pós-Doutoramento. O Evento aconteceu na Faculdade de Direito de Lisboa, em Portugal.

Professor adjunto do curso de Direito da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), o agora pós-doutor defendeu a tese “A democracia direta por meio da democracia eletrônica” que foi aprovada pela banca examinadora com distinção e louvor, recebendo nota máxima. O pós-doutoramento iniciou-se em 2019 e durou quatro anos.

A banca foi constituída pelos seguintes expoentes jurídicos consagrados em Portugal e pertencentes à instituição de ensino superior em que ocorreu o evento: professor catedrático Doutor António Pedro Pereira Nina Barbas Homem (presidente); professor catedrático Doutor Eduardo Augusto Alves Vera-Cruz Pinto (orientador); professora Doutora Susana Antas Fernandes Videira Branco (arguente principal) e professor Doutor Luís Miguel Prieto Nogueira de Brito (vogal), assessor do presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que também é docente da Faculdade.

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL) é uma das mais importantes do mundo. Dotada de um património histórico que traz o passado para o presente inaugurando o futuro, integra nos seus espaços a memória coletiva daqueles que a frequentaram e trabalharam, dela fazendo uma Instituição de ensino superior de excelência, aprimoramento e destaque no mundo jurídico.

Na Faculdade estão várias obras de arte e de símbolos estéticos da Justiça e do ensino jurídico, em diálogo com o ensino e a vida do Direito.

O professor Cláudio Henrique de Castro teve a oportunidade de ministrar aula conjunta na Universidade Europeia sobre Direito de Família e frequentou o curso intensivo sobre Lógica e Argumentação em Contexto Jurídico (Logic, Mistakeand Legal Reasoning).