Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de março de 2024.
 
GRUPO MARISTA ACEITA POR FIM ÀS “RENÚNCIAS” QUE ESTAVAM ACONTECENDO NA PUCPR

Após uma conversa franca e objetiva entre os diretores do Sinpes e o Diretor Corporativo de Recursos Humanos, Leandro Figueira Neto, ficou ajustada a retomada das negociações entre o Sinpes e a Associação Paranaense de Cultura, no que se refere ao processo em que a Justiça do Trabalho reconheceu devidos os reflexos dos valores recebidos por professores/as e coordenadores/as nos cursos de Especialização.

O Grupo Marista comprometeu-se a não insistir nos efeitos materiais das desistências e renúncias às ações coletivas já assinadas ou que vierem a ser subscritas pelos professores, atendendo nesse particular ao anseio da grande maioria dos docentes. O Sinpes, em contrapartida, abre mão das medidas de pressão já adotadas e anunciadas em relação ao assunto.

Com o compromisso assumido restabelece-se o bom relacionamento entre as partes litigantes com o objetivo de preservar um salutar clima organizacional entre professores e seus superiores hierárquicos.

Assim que as negociações cheguem a um denominador comum o Sinpes consultará a categoria, por meio de assembleia geral virtual, acerca da pertinência e oportunidade da celebração de um acordo que possa agilizar o recebimento dos créditos atinentes ao trabalho em pós-graduação lato sensu já reconhecidos pela Justiça do Trabalho em três instâncias.

Os votos dos professores/as serão encaminhados por e-mail ao Sinpes, como tem ocorrido nas diversas assembleias virtuais realizadas nesses tempos de pandemia, preservando-se, assim, a publicidade dos mesmos e protegendo os professores de eventual pressão patronal.

Para que enfim prevalecesse o bom senso foi de suma importância o trabalho de equipe realizado por integrantes da Diretoria do Sinpes vinculados e não vinculados à PUC, assim como por inúmeros professores/as da PUCPR que se aliaram ao Sindicato ora nos trazendo elementos importantes na formulação de estratégias para nos contrapormos à forma como os professores estavam sendo persuadidos a renunciar, ora nos encaminhando importantes sugestões para enfrentar o inusitado desafio.