Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 16 de junho de 2019.
 
PUC – Nota de Repúdio

“Aquele que abre uma porta de escola, fecha uma prisão.”
Victor Hugo

Com indignação, nós, professores e estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, aqui representados pela Associação de Professores (APPUC), Sindicato dos Professores do Ensino Superior (SINPES), Diretório Central dos Estudantes (DCE-PUCPR) e Núcleo de Direitos Humanos/PUCPR, manifestamos publicamente nosso repúdio ao ato de desrespeito e violência praticado no dia de ontem, 29 de Abril de 2015, aos professores da rede pública estadual do Paraná, que estavam exercendo seu direito de manifestação constitucionalmente garantido em frente à Assembleia Legislativa.

A forma com que nossos professores, profissionais fundamentais para a construção de uma sociedade menos desigual e mais justa, foram tratados, merece uma resposta da sociedade paranaense. A educação tem sido continuamente negligenciada pelos gestores, fato constatado ao longo dos anos pelo pouco investimento e contínua precarização do ensino, das escolas e das condições de trabalho, bem como pelo desmonte da autonomia das escolas de educação básica e instituições de ensino superior estaduais.

O uso ensandecido da força policial contra estes profissionais, pais e mães de família, muitos deles(as) acompanhados(as) de seus filhos(as), fere e agride a democracia, e se revela como um profundo atentado aos direitos humanos.

A comunidade acadêmica da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, representada pelas suas entidades, se solidariza com os(as) companheiros(as) que estiveram pacificamente exercendo seu direito de manifestação, sustentando que a postura docente é sempre a de promover o diálogo e o esclarecimento, requisitos indispensáveis para uma sociedade democrática. Conclama ainda a sociedade paranaense a manifestar seu repúdio aos atos de violência vivenciados pelos professores, colocando uma faixa preta nas janelas e varandas de suas casas, e solidarizar-se com os atos públicos de resistência contra os desmandos governamentais.

Curitiba, 30 de Abril de 2015.

Associação dos Professores da PUCPR  – APPUC

Sindicato dos Professores do Ensino Superior – SINPES

Diretório Central dos Estudantes – DCE/PUCPR

Núcleo de Direitos Humanos/PUCPR