05/09/2025
O SINPES recebeu denúncia de que nos últimos anos o Centro Universitário Dom Bosco tem mudado para pior o controle de ponto dos professores. Ao invés dos professores baterem ponto apenas e tão somente nos horários de entrada e saída com pre-anotação do intervalo, como faculta a lei, a instituição exige o registro dos horários de intervalo, tornando essa tarefa extremamente burocrática na medida em que consome, na prática, o pequeno intervalo existente entre as aulas.
Com a implementação do aplicativo chamado “MEU RH” a situação ficou ainda pior em face da manutenção de um tormentoso sistema de registro dúplice que não se comunica e não funciona com regularidade!
O registro via aplicativo falha constantemente. E quando isso acontece é necessária uma intervenção manual para preenchimento, a qual deve ser feita no único relógio ponto disponível, localizado no Bloco A, fisicamente distante do local onde a grande maioria dos professores leciona.
O deslocamento até esse bloco faz com que os exíguos intervalos, que em boa parte já são consumidos pelos alunos na elucidação de dúvidas e questões e com a burocracia virtual infernal reinante, sejam desperdiçados com longas caminhadas.
Dentre as falhas injustamente imputadas aos professores, decorrentes, na verdade, da precariedade do sistema dúplice, assinala-se:
1- Ausência de registro, o que ocorre frequentemente, sempre que os professores não conseguem acessar o sistema;
2- Batidas ímpares, que resultam do fato do sistema não admitir registro inicial da jornada em relógio e da saída no aplicativo ou vice versa;
3- Tempo irregular de intervalo, pois diante dos percalços sofridos pelos professores com a burocracia reinante o tempo registrado de intervalo acaba sendo menor do que o intervalo legalmente estabelecido, fato que concorre para o aumento do passivo trabalhista.
O Sinpes conclama o Dom Bosco a modernizar e padronizar os registros de ponto utilizando de tecnologia confiável com registros exclusivos do início e do término da jornada, a exemplo da sistemática adotada pela grande maioria das instituições de ensino superior! Chega de torturar os professores!
O Sinpes entrou em contato com o UniDombosco pedindo esclarecimentos sobre a denúncia trazida neste texto. Mas até a publicação do mesmo a instituição não tinha respondido.
SINPES ASSIM!
|