Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de outubro de 2020.
 
Professores do Unicuritiba aprovam Sinpes como intermediador de novo Edital com o Grupo Ânima

Diante das incertezas trazidas pelo Grupo Ânima Educacional ao professores do Unicuritiba, o Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – Sinpes, cumprindo seu histórico papel de lutar pelos direitos dos docentes, propôs aos educadores da instituição ser o mediador na formulação de um novo “Edital de Seleção dos Professores para Concessão do Regime de Trabalho de Tempo Integral e Parcial”. O primeiro edital, percebido como extremamente prejudicial aos professores e professoras, gerou diversas incertezas e foi retirado de pauta depois da pressão exercida pelos docentes.
Desde que o Grupo Ânima assumiu a administração do Unicuritiba, no final de 2019, o Sinpes tem acompanhado de perto a situação dos professores. Somado a esse cenário que gera incertezas e prejuízos aos docentes, estudantes daquele Centro Acadêmico têm se manifestado – inclusive com ações públicas de importante repercussão midiática – contrários à não diminuição no valor de mensalidades, à redução da remuneração dos professores e às mudanças na matriz curricular impostas pelo Grupo Ânima.
Assim, o Sinpes realizou uma assembleia virtual com os professores e professoras do Unicuritiba no dia 18/06. A assembleia definiu que os professores votariam para legitimar ou não a intermediação do Sinpes na criação de um novo edital. A votação foi realizada por meio do e-mail do sindicato e se estendeu até as 18 h do dia 19/06. Como resultado a imensa maioria dos professores, de forma expressiva, deliberou pela nomeação do Sindicato como órgão oficial e representativo para as tratativas sobre o “Processo Seletivo de Professores” e o novo modelo curricular baseado nas “Unidades Curriculares” (UCs), assinalando desde já que a categoria rejeita a imposição e a rapidez dos novos instrumentos de gestão da empresa, sem um debate amplo e aprofundado, sem açodamento e com responsabilidade compartilhada do Grupo Empresarial e dos Professores.
Em cumprimento à determinação da assembleia o Sinpes encaminhará nessa segunda-feira comunicação ao grupo Ânima comunicando a deliberação dos professores.
Na primeira hora da manhã de hoje o Sinpes respondeu ofício para as entidades estudantis do Unicuritiba, formulando uma série de esclarecimentos sobre a posição do corpo docente em relação às mudanças que vem sendo propostas pelo Grupo Ânima.
Registre-se que a repercussão da mobilização conjunta de alunos e professores contra as medidas que precarizam o trabalho e o ensino já ultrapassaram as fronteiras de Curitiba e da Região Metropolitana. Nessa manhã a diretoria do Sinpes foi procurada pelo Presidente do Sindicato dos Professores da Região Norte do Estado de Santa Catarina, interessado em adotar medidas articuladas no âmbito de sua representatividade, que alcança a cidade de Joinville, sede da SOCIESC.
Como se vê os ânimos parecem prosseguir exaltados em boa parte da área territorial em que atua o Grupo Ânima!!!

Posicionamento do Grupo Ânima: 

“O UNICURITIBA segue aprimorando o seu Ecossistema de Aprendizagem com elementos alinhados às melhores práticas mundiais de ensino superior para manter o seu compromisso com a qualidade e inovação acadêmica, características que estão conectadas ao DNA e história de nossa instituição. Ressaltamos que todas as movimentações realizadas no corpo docente têm como propósito humanizar ainda mais a relação de ensino e aprendizagem e levar educação de qualidade para todos os brasileiros, por meio de um modelo de excelência já consolidado no Brasil e no exterior”.