Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 19 de abril de 2024.
 
Professores do Ensino Superior em Luto

O Sinpes lamenta profundamente o falecimento de seu associado Professor Manoel José Lacerda de Carneiro, que lecionou disciplinas de Direito Civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Manoel Carneiro foi admitido na década de 80 pela então Universidade Católica do Paraná, após aprovação em um concorrido concurso público.

Foi o último Diretor do Curso de Direito escolhido por sufrágio paritário com a participação de alunos e professores. Integrou lista tríplice encaminhada pela comunidade acadêmica ao então Reitor Euro Brandão, que o nomeou.

Sua gestão caracterizou-se pela defesa intransigente da liberdade de cátedra, que prezava como ninguém. Sempre que recebia notícia de irregularidade supostamente praticada por professor, apurava-a com rigorosa observância aos princípios do Contraditório e da Ampla Defesa.

Professor vocacionado, gostava de acompanhar suas turmas do primeiro ao quinto ano. Nos anos que antecederam sua aposentadoria mostrava-se inconformado com a gama de tarefas burocráticas e com os formalismos estéreis que passaram a fazer parte do cotidiano dos professores do ensino superior, que dissipavam os verdadeiros objetivos da Cátedra.

Mestre exigente, enfrentou já no primeiro ano de sua carreira movimento de alunos que se insurgiam contra seus métodos de ensino e de avaliação e se recusavam a assistir suas aulas.

Prestigiado pelos dirigentes do Curso de Direito da época, acompanhou os discípulos insatisfeitos pelos cinco anos de graduação e figurou como Paraninfo na solenidade de formatura, sinal inequívoco do reconhecimento do seu trabalho e dos seus esforços voltados para o aprendizado dos acadêmicos.