Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 18 de abril de 2024.
 
PROFESSORES DA PUC CELEBRAM SUCESSO DA LIVE REALIZADA PELO SINPES

Foi coroada de pleno sucesso a live realizada pelo SINPES dirigida aos professores da PUCPR, às voltas com intensa pressão de Diretores, Decanos e demais autoridades universitárias para que “optem” por plano de cargos e salários que desmantela direitos históricos dos docentes e “elejam” para solução de eventuais litígios atinentes ao novo plano a CANATRA, Comissão de Arbitragem que até há bem pouco tempo contava como Vice-Presidente o advogado da PUCPR.

Infelizmente o Vice-Reitor da PUCPR não compareceu nem enviou nenhum representante para o debate convocado pelo Sinpes, tão importante para elucidar a dúvidas de seus professores. Na oportunidade estiveram presentes representantes da União Paranaense dos Estudantes e da União Nacional dos Estudantes, os quais prestaram irrestrita solidariedade aos professores, oprimidos por coação irresistível.

Por ocasião do evento o Presidente e a Vice-Presidente do SINPES prestaram inúmeros esclarecimentos sobre os inconvenientes da “opção” a que os professores vêm sendo compelidos, enfatizando cada um dos pontos negativos que decorrem do novo Plano de Cargos e Salários, concebido em desfavor dos professores. A falta de imparcialidade da CANATRA também foi enfatizada. Os dirigentes do Sinpes tiveram a oportunidade de esclarecer que os que não resistirem à coação sofrida acabarão se tornando vítimas indefesas e mais baratas para as despedidas abusivas que certamente advirão.

Qualquer pessoa pode ter acesso à integralidade das reflexões na página do facebook do Sinpes.

Em resposta a pergunta formulada por docente via WhatsApp os dirigentes do Sinpes esclareceram que a exemplo do parlamentar que retira sua assinatura de documentos de convocação de CPIs, o professor da PUC também pode, até 16 de agosto de 2019, encaminhar correspondência à PUC reconsiderando sua opção pelo novo Plano e manifestando sua intenção de permanecer no antigo.

Em caso da PUC recusar a protocolar essa correspondência, os professores devem externar sua intenção de tornar sem efeito a precipitada opção mediante telegrama com cópia confirmatória de inteiro teor e aviso de recebimento.

—————————————————————————————————————————————–

MODELO DO CONTEÚDO DE CARTA QUE DEVE SER PROTOCOLADA NA PUC ATÉ O DIA 16.08.2019 OU DE TELEGRAMA COM CÓPIA CONFIRMATÓRIA DE INTEIRO TEOR E AVISO DE RECEBIMENTO A SER ENCAMINHADO NA HIPÓTESE DE RECUSA DE PROTOCOLO PELA PUC:

 

 

Exmo. Diretor de Recursos Humanos da PUCPR:

 

 

Sirvo-me do presente para consignar minha intenção dentro do prazo que me foi concedido, de tornar sem efeito opção anterior pelo novo plano de cargos e salários, assim como adoção da CANATRA para elucidar eventuais litígios decorrentes dessa opção. Em decorrência dessa manifestação consigno minha intenção de permanecer no plano antigo

 

Curitiba, 12 de agosto de 2019.

 

Nome do(a) Professor(a)

 

 

Recebi em ___/___/___.