Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 24 de abril de 2024.
 
Professores da Facel Discutem Greve por Tempo Indeterminado

Os professores da FACEL estão indignados com o descaso dos administradores que se instalaram após o término da intervenção judicial. Isto porque os mesmos vem atuando sem a menor consideração para com os alunos, os docentes e os auxiliares de administração escolar, esses últimos há vários meses sem receber regularmente seus salários.

A situação vinha sendo tolerada pelos empregados a título de crédito de confiança ao Administrador Judicial. Este pôs em prática um plano ousado de recuperação da instituição de ensino superior que permitia vislumbrar uma saída honrosa para os difíceis problemas financeiros.

Alguns indicadores como o aumento do número de alunos, dos recursos oriundos do FIES (utilizados por acordo judicial para pagar salários atrasados até 10 de julho de 2017) e a manutenção de uma direção comprometida com os direitos de todos os integrantes da comunidade acadêmica garantiram que todos os envolvidos oferecessem sua cota de sacrifício para o saneamento financeiro dessa instituição de ensino superior.

Com a cessação da intervenção, decorrente do pagamento de vultuosa dívida trabalhista no processo judicial em que a mesma fora decretada, o que mais revolta os integrantes do corpo docente da FACEL é que os recursos cuja existência ficou demonstrada com o pagamento da dívida judicial para por fim à intervenção não aparecem para quitar os salários em atraso.

Ao ser indagado acerca do tema o suposto novo proprietário da FACEL desconversa e pede a mesma compreensão demonstrada pelos professores por ocasião da Administração Judicial. Acontece que os gestores que dizem ser os novos proprietários da FACEL continuam atuando em nome do proprietário anterior na contramão dos esforços despendidos pelo Administrador, o que sinaliza a derrocada iminente dessa instituição de ensino.

Atendendo pedido dos professores o Sinpes convocou assembleia geral para o próximo dia 09 de março de 2019 às 11h30min, no hall de entrada do Sindicato, situado no sexto andar do Edifício Center Tower na Rua Marechal Deodoro 869. Na ocasião os professores discutirão diversas medidas de pressão contra os negligentes administradores da FACEL. Dentre elas ratificar o novo pedido de intervenção judicial em processos cujo autor é o Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e deflagrar greve por tempo indeterminado.

Professores ex-professores da FACEL compareçam a esse ato de mobilização pois a União faz a Força. Alunos, empregados não docentes e simpatizantes da causa são bem vindos com garantia de livre manifestação.