Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 29 de março de 2024.
 
Professores da Facel Decidem Deflagrar Greve

Os professores da Facel continuam sem receber corretamente seus salários e demais direitos trabalhistas. O problema vem se agravando há meses e a situação está se tornando insustentável. Mesmo assim, a FACEL não se dignou a anunciar medidas concretas para resolver o impasse em que pese tenha se comprometido com o Sinpes a proceder dessa forma em tratativas com sua advogada. Tendo em vista o caos instaurado, o Sinpes convocou Assembleia para adoção de providências para por fim a essa situação.

Reunidos em Assembleia realizada no dia 10 de junho de 2017 às 11h00min no Hotel Roochele, na Rua Tibagi 307 no Centro de Curitiba, os docentes repisaram em tom de desabafo o caos vivido dentro da Instituição, pois, além de não receberem seus salários e FGTS em dia e de forma integral, os reajustes salariais convencionais não têm sido considerados e as condições de trabalho são precárias. Tantas irregularidades ensejam grandes prejuízos para o corpo discente.

Por ocasião da assembleia, compareceu um aluno da FACEL na qualidade de representante dos demais, hipotecando irrestrito apoio aos professores e informando que estão mobilizados em solidariedade ao corpo docente.

Após amplas discussões, pela unanimidade dos presentes, houve deliberação pela deflagração de greve geral por tempo indeterminado a partir do dia 14.06.2017 às 19h00min com o objetivo de persuadir a mantenedora a cumprir a seguinte pauta de reinvindicação:

1 – Pagamento integral de salários, 13º’s salários, Férias, Terço de Férias e FGTS em atraso;  

2 – Melhoria na estrutura da Instituição no que tange a instrumentos de trabalho tais como Computadores, Wi-Fi, Campo de Estágio para os discentes e reposição de material de uso diário;

3 – Implantação de um sistema de segurança por parte da IES, tendo em vista a ocorrência de assaltos nas proximidades.

Em assembleia designada para o dia 21/06/2017 às 19h00, no mesmo local da anterior a categoria deverá avaliar o cumprimento das exigências formuladas bem como eventual contraproposta porventura encaminhada pela FACEL, oportunidade em que será avaliado o movimento e deliberado o prosseguimento ou não da greve.

 

O Sinpes convoca Professores, Alunos e Auxiliares de Administração Escolar da Facel para Assembleia Geral designada para o dia 21/06/2017, garantindo aos primeiros direito de voz e voto e aos demais direito de voz.

Registro da Assembleia promovida pelo Sinpes para discutir a situação caótica que os professores da FACEL vêm enfrentando por não receberem corretamente seus salários e direitos trabalhistas. A reunião foi realizada na manhã do dia 10 de junho, no Hotel Roochele, no Centro de Curitiba.

Diretoria do Sinpes.