Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 28 de março de 2024.
 
Professores/as e ex-professores/as da Tuiuti devem votar para aprovar a minuta de acordo apresentado em Assembleia

23/05/2022

Na tarde da última sexta-feira (20/05) professores/as e ex-professores(as) da Universidade Tuiuti do Paraná participaram de Assembleia Geral Virtual do Sinpes. O evento teve como objetivo a discussão acerca de minuta de acordo judicial referente ao pagamento de multas convencionais devidas a professores/as que receberam salários em atraso entre setembro de 2003 e agosto de 2009. O montante total negociado para pagamento dessas multas corresponde a R$ 5.140.883,71 (Cinco milhões, cento e quarenta mil, oitocentos e oitenta e três reais e setenta e um centavos), a serem pagos em 180 prestações a partir de 10.05.2024 em prestações mensais de R$ 28.560,47 (valores de hoje), reajustáveis pelo INPC vigente a partir de 01.03.2022.

Agora, os professores que têm direito à indenização (cuja lista pode ser conferida neste link ), devem votar se aprovam ou não a minuta do acordo, também passível de ser conferida neste link. A assembleia foi estendida para a próxima sexta-feira (27/05) às 16h30min.

Nessa oportunidade, dada a expectativa de aprovação da minuta, serão aprofundados os critérios para a formulação da ordem do recebimento dos valores e formulados os quesitos que serão votados mediante encaminhamento de e-mails pelos interessados.

Com o objetivo de municiar os professores com as informações necessárias para a formulação de quesitos e a votação de critérios que organizem a prioridade de pagamento, a pedido dos interessados, segue também a lista da ordem de pagamento formulada quando do último acordo aprovado em ação coletiva que tinha por objeto o pagamento de gratificações de férias. Essa lista pode ser conferida neste nos seguintes links: ordem por idade; ordem por tempo de casa.

Naquela ocasião foram priorizados os docentes com maior tempo de trabalho na Tuiuti até a data da assembleia, assim como os professores mais velhos, alternadamente. No primeiro grande acordo judicial entre o Sinpes e a Universidade Tuiuti, que dizia respeito ao pagamento de depósitos atrasados de FGTS, o critério aprovado pela assembleia foi de sorteio dos interessados.

Sobre a minuta do acordo, a votação deve ser feita até 23h59 do dia 24/05/202 no e-mail do sindicato: comunicacao@sinpes.org.br. Os docentes devem votar:

– A favor da minuta de acordo;

– Contra a minuta de acordo;

– Abstenção.