|
10/12/2025
Na última semana, professores e professoras da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) aprovaram acordo entabulado entre o SINPES e a universidade para o pagamento da última grande ação trabalhista pendente, que diz respeito às multas salariais devidas aos que lecionaram no período de janeiro de 1999 a agosto de 2003.
Além de aprovar o Acordo, os professores também definiram o critério que será usado para a ordem dos pagamentos. A votação aconteceu até as 23h59 do dia 05/12/2025 e teve como resultado:
Aprovaram o Acordo: 100% dos votantes.
Critérios para a ordem de pagamento:
– Em ordem decrescente, considerando-se a média entre o tempo de serviço e a idade na presente data ou na data do eventual falecimento: 54,2%.
– Em ordem decrescente de acordo com o tempo de serviço prestado para a Universidade Tuiuti: 18,7%.
– Mediante sorteio público: 16,7%.
– Em ordem decrescente, observada a idade na presente data ou na data de eventual falecimento: 6,3%
– Em ordem decrescente, considerando-se alternativamente a idade na presente data ou na data de eventual falecimento e o tempo de serviço: 4,2%.
Assim, a maioria dos votantes definiu como critério para ordem dos pagamentos a “ordem decrescente, considerando-se a média entre o tempo de serviço e a idade na presente data ou na data do eventual falecimento”.
O Acordo foi apresentado e debatido com a categoria em Assembleia Geral Online no dia 04/12/2025. Sua aprovação, assim como a adoção do critério de ordem de pagamento ocorreu mediante votação online, com adoção do formulário do Google.
Com a incorporação na lista dos beneficiários de dois professores que não faziam parte da relação original, o valor a total a ser pago chegou a R$ 5.365.077,93, distribuídos, conforme o Anexo II do ajuste e atualizáveis anualmente a partir de novembro de 2025. Os pagamentos começarão a ser efetuados a partir de novembro de 2026 pelo prazo de 15 anos.
Confira nos links abaixo:
– O Acordo com a incorporação das diretrizes adotadas pela Assembleia Geral e com as adequações necessárias em face da incorporação de mais dois professores;
Acordo SINPES – TUIUTI
– Anexos I e II (esse último com a incorporação dos dois docentes que faltaram);
ANEXO I
ANEXO II
– Relação dos Professores que ainda não receberam suas diferenças de FGTS.
LISTA ACORDO FGTS
|