Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 24 de abril de 2024.
 
Professoras e professores do Uninter podem votar encaminhamentos definidos em reunião online

Na tarde desta terça feira (07/07) o Sinpes realizou uma reunião online com professoras e professores do Uninter para debater as diversas e constantes demissões na instituição, além de outros problemas como redução na carga horária dos docentes.
Os presentes expressaram seu descontentamento e apreensão diante das muitas demissões que tem sido recorrentes desde a metade de 2019 e têm se intensificado agora em plena pandemia.
Assim, ficou definido que os professores e professoras do Uninter podem votar até as 12 h de 08/07/2020 enviando para o e-mail: comunicacao@sinpes.org.br sua posição diante dos seguintes encaminhamentos definidos na reunião:
PROPOSTA:
1. Convidar o Uninter para negociar e celebrar ACT, no qual constem, dentre outras reivindicações a serem acrescidas em assembleia geral convocada para votar pauta de reivindicações (na hipótese de haver receptividade patronal para a celebração de ACT):
a) Cláusulas de transparência e direito de informação sindical no Uninter. Entre elas: Informações completas de quem foi demitido; informações completas de reduções de carga horária e diminuição salarial; obrigatoriedade do empregador fornecer e-mails dos professores (pois o Sinpes os representa conforme CF, artigo 8º);
b) Compromisso de que coordenadores abstenham-se de fazer qualquer fala que possa configurar constrangimento à atuação sindical e à liberdade dos professores.
c) Garantias trabalhistas contra reduções de carga horária fora das hipóteses ajustadas em convenção coletiva de trabalho, contra despedidas coletivas e em caso de necessidade de se promover despedida coletiva, de indenização adicional às verbas rescisórias;
1.1 – Em caso de recusa de se estabelecer o compromisso aduzido no item 1.A a diretoria do Sinpes estudará a possibilidade e viabilidade de ajuizar ação de exibição de documentos.
2. Simultaneamente ao postulado no item 1, encaminhamento imediato de ofício ao Ministério Público do Trabalho solicitando MEDIAÇÃO.
3. Convocação das lideranças estudantis para reunião de mobilização a fim de traçar estratégias comuns contra a precarização do ensino e das condições de trabalho.

A votação deverá ser dirigida ao e-mail para o e-mail: comunicacao@sinpes.org.br até as 12h do dia 08/07/2020 por proposta acima apresentada, da seguinte maneira, para que não haja dúvidas acerca do posicionamento do professor em relação a cada uma das situações acima descritas, da seguinte maneira:
Sim, Não ou Abstenção.