Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.
 
Professoras e Professores do Unicuritiba aprovam indicativo de greve

Depois de uma semana intensa de debates e ações os professores e professoras do Unicuritiba aprovaram, por meio de votação, os encaminhamentos da Assembleia Virtual realizada na quinta feira (02/07). Entre as medidas aprovadas está um indicativo de greve a partir do dia 16.07.2020.

Os professores que participaram da votação aprovaram os seguintes encaminhamentos:

  1. Ingressar imediatamente como “amicus curiae” na ação judicial dos alunos

Em 01/07 a justiça paranaense concedeu uma liminar aos estudantes do Unicuritiba e, com isso, o impedimento de que a instituição modifique a matriz curricular. A mudança da grade já a partir do segundo semestre de 2020 é uma das pretensões do Grupo Ânima, que comprou a Unicuritiba em 2019. A decisão foi do juiz Fabiano Jamur Cecy, da 18ª Vara Cível de Curitiba.

A ação foi movida pelo Centro Acadêmico de Relações Internacionais Primeiro de Janeiro (dos estudantes de Relações Internacionais), pelo Diretório Acadêmico Clotário Portugal (dos estudantes de Direito) e pelo Diretório Central dos Estudantes.

O Sinpes deverá entrar nas próximas horas como “amicus curiae” na ação dos estudantes para fortalecer a luta e ajudar a manter a decisão judicial.

2) Requerer junto ao Ministério Público do Trabalho antecipação para o dia 16.07.2020 da próxima rodada de negociações com o grupo Ânima

Na manhã de quinta-feira (02/07) o Sinpes participou de audiência eletrônica no Ministério Público do Trabalho (MPT) para tratar sobre as reinvindicações dos professores do Unicuritiba quanto à confecção de um novo edital de seleção de professores que garanta empregos e direitos ao corpo docente e à implantação das chamadas Unidades Curriculares, medida drástica de aglutinação e de enxugamento das atuais disciplinas com reflexos na qualidade do ensino e na carga horária trabalhada dos professores.

A mediação foi feita pelo Procurador do Trabalho Dr. Alberto Emilliano de Oliveira Neto. Por ocasião dessa reunião, o o representante do Grupo Ânima comprometeu-se a tornar sem efeito o edital até então suspenso e negociar com o Sinpes e os professores edital substitutivo no curso do segundo semestre de 2020.

A respeito das polêmicas Unidades Curriculares, revelou intenção do grupo Ânima de implantá-las paulatinamente para os novos alunos a partir do próximo semestre, não aceitando em princípio qualquer negociação sobre o tema.

Nova audiência no MPT foi marcada para o dia 22/07 ou antes disso na hipótese de fato novo por requerimento de qualquer das partes.

Os professores em assembleia entenderam excessivo o prazo ajustado na reunião entre os dirigentes do Sinpes e o advogado do Grupo Ânima. E deliberaram no sentido de que fosse requerida antecipação da próxima reunião para o próximo dia 16.07.2020.

3) Aprovação de indicativo de greve a partir do dia 16.07.2020

A assembleia dos professores também entendeu que se não for suspensa a implantação das Unidades Curriculares no início do segundo semestre de 2020 para os alunos de primeiro período, o Sinpes deveria dar por encerradas as negociações por ocasião da reunião de 16.07.2020, extraindo ata negativa da reunião do dia 16.08.2020 para viabilizar a legalidade do movimento paredista.

Coerente com esse entendimento deliberou pelo indicativo de greve a partir do dia 16.07.2020.