Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 23 de abril de 2024.
 
Professora da Tuiuti é reintegrada menos de dois meses depois de sua demissão

11/11/2022

A advogada Denise Filipetto e a professora Denize Corrêa durante sua reintegração na UTP no dia 27/10

No último dia 1º de setembro, ao menos oito estudantes da Universidade Tuiuti do Paraná foram pegos de surpresa ao saber que a orientadora de seus projetos de pesquisa tinha sido demitida. Eles são pesquisadores de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Todos orientandos da professora Denize Corrêa Araújo, docente na UTP há mais de 30 anos. Ela é pesquisadora e orientadora do Mestrado e Doutorado do Programa de Comunicação e Linguagem da Universidade e foi desligada da instituição.

No sentido de reverter essa situação, seus alunos e orientandos mobilizaram-se junto à Reitoria da Universidade. Em ação patrocinada pela Dra. Denise Filipetto, com a participação inédita dos alunos prejudicados como amicus curiae, a Juíza do Trabalho, Flávia Keiko Kimura da 17ª Vara do Trabalho de Curitiba, determinou liminarmente a reintegração da professora ao quadro docente da Tuiuti.

Denize Corrêa Araújo foi reintegrada no último dia 27/10. Ao Sinpes ela se disse feliz e aliviada. “Foi uma força tarefa que fez muita diferença, sou muito grata a todos que ajudaram, aos meus alunos, ao sindicato e, especialmente, à Dra. Denise. Passei por um período de muita angústia depois de demitida. Eu tinha muitos compromissos, estava orientando pesquisas importantes. Estes orientandos formam uma equipe que participa de um projeto de tecnologia oferecido pela CNPQ que teve nota 9.8. Assim, quando fui desligada, fiquei muito angustiada por ter que me afastar destes compromissos”, disse.

A demissão da professora Denize Corrêa serve de alerta para que as instituições de ensino superior respeitem os seus compromissos, bem como dos seus professores pesquisadores, conforme orientação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É o que alerta a advogada Dra. Denise Filipetto. “Estes docentes precisam de segurança jurídica para concluir seus projetos de pesquisa e terminar as orientações de mestrandos e doutorandos. Essa discussão precisa ser lembrada e as instituições de ensino precisam se atentar ao que determina a Caps”, alerta. A determinação em questão faz parte da Portaria número 81 de 02 de junho de 2016 da Caps.

Sobre a professora Denize Corrêa Araújo

Denize concluiu seu pós-doutorado na Universidade de Algarve em 2015 e entre 2004 e 2010 foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em que lecionava. Foi integrante do Conselho Internacional, do PC Comitê de Publicação e do SRC -Comitê de Revisão de Normas da IAMCR- International Association of Media and Communication Research. Chair do GT Visual Culture-IAMCR e Líder do GP CIC Comunicação, Imagem e Contemporaneidade, PPGCom UTP. Pertence ao NPPA – Núcleo de Pesquisa e Produção Audiovisual (2019-atual) e da Mostra de Cinema Português CIC-CIAC e à Comissão Científica AVANCA-CINEMA, Portugal. Tem experiência na área de Comunicação, Cinema e Artes, com ênfase em cinema e audiovisual, videoarte e ambientes midiáticos.

Na qualidade de uma das mais ativas professoras de Pós-Graduação da Universidade Tuiuti, seu afastamento teria como consequência impedi-la de participar de extensa gama de atividades em detrimento da excelência de ensino da Universidade Tuiuti.

O Sinpes entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Universidade Tuiuti solicitando uma nota de esclarecimento sobre a reintegração da professora Denize. Mas até a publicação desta matéria não tinha recebido resposta.