Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 20 de junho de 2024.
 
Novo Plano de Cargos e Salários do PUCPR: Negociações Prosseguem

25/11/2023

Prosseguem as negociações entre o Sinpes e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) a propósito do aperfeiçoamento do Plano de Cargos e Salários dos docentes da PUC.

Com exceção do restabelecimento dos quinquênios e triênios e da eliminação da avaliação institucional dos alunos como elemento balizador das promoções e ascensões funcionais, reivindicações postuladas, respectivamente, por 98% e 97,5% dos professores que responderam a pesquisa feita pelo Sinpes no final do primeiro semestre, a PUCPR tem se mostrado flexível e receptiva em relação às teses sustentadas pelos docentes ao responderem a consulta que lhes foi submetida pelo seu sindicato de classe.

O resultado da votação inspirou a postura dos dirigentes do Sinpes nas negociações em andamento.

Até o final do ano o Sinpes espera que as partes cheguem a um texto consensual enxuto em que as progressões e ascensões funcionais sejam realizadas a partir de critérios objetivos e transparentes, sem equações complexas e ininteligíveis, com a possibilidade de acompanhamento pelos interessados.

Se as partes chegarem a esse denominador comum já nas primeiras semanas do próximo semestre letivo, o Sinpes distribuirá urnas nas salas dos professores. Essas urnas terão como objetivo colher sugestões de quesitos objetivos de avaliação que valorizem a atuação dos docentes em benefício de sua atividade educacional dentro e fora do ambiente acadêmico. Tais contribuições também poderão ser encaminhadas on line. A ideia é retomar, nesse aspecto, o ponto de equilíbrio da distribuição de quesitos ostentado pelo plano anterior.