Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 29 de março de 2024.
 
Nota do Sinpes sobre episódio de violência na Universidade Positivo

05/09/2022

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES vem a público manifestar preocupação diante de informações trazidas ao sindicato por professores e estudantes da Universidade Positivo. Relatos da comunidade acadêmica dão conta que um estudante do curso de Direito da UP, depois de discussão política travada por meio de aplicativo de mensagens, teria ameaçado outro estudante e afirmado que nesta segunda-feira (05) iria armado ao campus da universidade para “acertar as contas” com o desafeto, ameaçando também quem ousasse interferir.

O sindicato lamenta o clima de extremismo que invadiu também o seio do universo acadêmico. O Sinpes atribui tamanha intolerância ao ódio estimulado pela extrema direita que tem no Palácio do Planalto sua voz mais ressonante.

Esse episódio, na visão do sindicato, poderia ter tido um fim trágico como outros tiveram e ele é fruto também da política armamentista irresponsável sob a qual vive o país desde o início de 2019.

E serve para ofuscar importantes discussões que deveriam estar sendo travadas no ambiente acadêmico nesses dias que antecedem a realização de eleições gerais em face do clima de alienação infelizmente alimentado pelos que, embora com boas ideias, omitem-se em se posicionar publicamente nesse momento crucial, dando espaço e criando condições para violências desse jaez.

Por fim, o sindicato exige que a Universidade Positivo adote severas providências para que a paz e a liberdade de expressão possam ser elementos caros e inegociáveis no ambiente acadêmico.

Diretoria do Sinpes