Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.
 
Nota de Solidariedade aos professores e professoras do Paraná

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES vem a público prestar solidariedade a professores, professoras e demais trabalhadores da rede estadual de educação do Paraná. Ontem (26/11) um grupo de trabalhadores da educação encerrou uma greve de fome que se estendeu por oito dias em frente ao Palácio Iguaçu, sede do governo paranaense. A ação fazia parte da luta travada pela categoria, representada pela APP-Sindicato, contra a realização do Edital 47 de Processo Seletivo Simplificado (PSS).
O Edital, criado pelo governador Ratinho Junior e pelo secretário Renato Feder, muda o processo seletivo para a contratação de cargos temporários na rede estadual de educação. Ele prevê, para dezembro, uma prova presencial da qual participarão quase 50 mil candidatos em pleno crescimento do número de contágios e de mortes por Covid -19. Além disso, apenas 4 mil vagas foram abertas, hoje o Paraná conta com cerca de 33 mil PSSs, ou seja, o governo do estado automaticamente jogará 29 mil trabalhadores no desemprego em 2021.
Ratinho Júnior e Renato Feder deram de ombros aos grevistas que às portas do Palácio Iguaçu agonizaram sem alimentos por oito dias. A falta de diálogo do governo prejudica os trabalhadores, coloca vidas em risco, prejudica consideravelmente a economia de quase 30 mil famílias e também a qualidade da educação dispensada aos estudantes do Paraná. Professores e professoras merecem respeito e valorização, números e índices não formam pessoas, docentes sim.
Diretoria do Sinpes