Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.
 
Nota de repúdio contra o corte de verbas nas Universidades Federais do Brasil

O SINPES – Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – vem a público manifestar solidariedade a todas as Universidades Federais e também aos Institutos Federais, bem como a todas as comunidades acadêmicas que os compõem, que sofreram um corte de cerca de 30 % nos seus recursos por meio de uma iniciativa inconsequente do Governo Federal.

A educação pública federal no Brasil sempre teve papel fundamental na manutenção da Democracia, na produção de pesquisas científicas que contribuem para a economia, soberania e o desenvolvimento do país e na formação e aperfeiçoamento de profissionais que trabalham nas mais diversas áreas do conhecimento. Dentre esses estão milhares de professores do ensino superior que militam no ensino privado e devem seus conhecimentos e a excelência do seu trabalho aos cursos de graduação e de pós-graduação frequentados no âmbito do ensino público.

Os recentes ataques às universidades federais são reflexo do ultraliberalismo de viés autoritário que se instalou nas mais variadas instâncias do governo federal. Estas constantes ofensivas trazem graves prejuízos para os profissionais que trabalham nas Universidades Federais bem como para a sociedade como um todo. E confirmam o alerta que o SINPES fez durante todo o ano passado sobre a importância de voto consciente e politizado nas eleições de 2018.

O desenvolvimento econômico e social de um país passa necessariamente pela qualidade dos profissionais que são formados em suas universidades. Os extremismos ideológicos, insuflados por profundo desconhecimento técnico e científico das pessoas que decidiram pelo corte orçamentário não pode colocar em risco a soberania nacional tão fortalecida pela atuação das Universidades Federais nem lesar milhares de estudantes que tem nas universidades brasileiras a possibilidade de dias melhores.

SINPES- Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana.