Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.
 
Nota de repúdio à tentativa de golpe contra a Democracia Brasileira

09/01/2023

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES vem a público manifestar seu repúdio aos atos golpistas protagonizados por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro na tarde do último domingo (08).

Os ataques aos três poderes, representados pelos prédios invadidos e depredados em Brasília são, na visão do Sinpes, uma afronta grave e direta ao estado democrático de direito. As atitudes terroristas são fruto dos atos antidemocráticos da extrema direita brasileira que, acampada na frente de quartéis por todo o Brasil, pedia o fim da democracia com a conivência de parte das forças estaduais de segurança e com o conluio do ex-presidente que alimentou as redes golpistas nos últimos quatro anos.

Mas o Brasil demonstrou, por meio de eleições limpas e seguras, que a manutenção da democracia e independência dos três poderes é a vontade da maioria dos brasileiros e essa deve ser garantida pelos poderes estabelecidos.

Ao Sinpes, entidade sindical fundamentada nos irrestritos valores democráticos, cabe repudiar com veemência a tentativa de golpe deflagrada na capital federal; a violência empregada contra policias e os atos de vandalismo que destruíram patrimônio publico e histórico numa tentativa atroz de atingir e por fim ao estado democrático de direito.

Que os culpados sejam identificados e exemplarmente punidos.

 

Diretoria do Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES