Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 25 de abril de 2024.

Nota de repúdio à censura homofóbica realizada pela PUCPR e de solidariedade ao Coletivo Estudantil Diversidade (CED)

O Coletivo Estudantil Diversidade (CED) da PUCPR foi censurado pela instituição, com a proibição da realização de evento de fundação do coletivo, que aconteceria nas dependências daquela instituição na próxima semana. A PUC confirma a censura em nota oficial e a justifica de forma contraditória, primeiro afirmando que houve problemas formais para o evento, mas em seguida justificando que deveria “salvaguardar o diálogo e evitar toda forma de intolerância nesse momento conflituoso”. Ou seja, a PUC quis “evitar o conflito” e entendeu que a melhor forma seria silenciar pessoas LGBTIs.

O Brasil é o país que mais assassina LGBTs no mundo, uma violência ainda invisível justamente por atitudes como a da PUCPR, que silenciam o assunto e fazem parecer equivalentes os “conflitos” gerados pela violência contra pessoas LGBTIs e os “conflitos” gerados pelo debate público dessa violência.

A natureza dos fenômenos é distinta e a PUCPR possui suficiente esclarecimento sobre o assunto, com diversos professores e professoras comprometidas com pesquisas consistentes sobre a temática. O fato é que a instituição não consultou seus docentes, não tem interesse em suas opiniões sobre o evento e, provavelmente, faz do “diálogo” a palavra que, futuramente, será traduzida como censura, homofobia e ataque às liberdades democráticas de expressão, organização e pluralidade política.

A PUCPR assume uma política abertamente discriminatória contra seus estudantes LGBTIs. O SINPES, que representa os professores e as professoras da instituição, faz questão de manifestar que o corpo docente da universidade não pensa da mesma forma e expressar solidariedade ao Coletivo Estudantil Diversidade, que orgulha a comunidade acadêmica de Curitiba, pela força com que os jovens assumem seu papel na luta por direitos e pela educação.

Ficamos à disposição do CED para diálogo sobre apoio do sindicato ao coletivo. Desde já, disponibilizamos nossa sede para reuniões e debates com outros coletivos que defendam as mesmas pautas.

Em Curitiba, 23 de agosto de 2019.

SINPES.