O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – Sinpes vem a público manifestar solidariedade à família e aos amigos do professor Renato Artur Schwab, falecido nesta terça-feira 28/06/2022 aos 73 anos de idade.
Renato deixa esposa, a professora Eliane Schwab, com quem foi casado por 55 anos e as filhas, Maria Eduarda, Maria Letícia e Maria Luiza. O professor Renato era advogado e foi docente do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) onde lecionou as disciplinas de Direito Constitucional e Ciência Política, além de prestar importante contribuição em atividades de cunho social desempenhadas no campus avançado de Guaraqueçaba. Deu suas primeiras aulas na então Universidade Católica do Paraná, lá permaneceu por mais de 25 anos.
Detentor de um estilo leve e bem humorado de lecionar e de incrementar o debate de ideias, era também crítico mordaz da proliferação de cursos de Direito privados instalados sem atender padrões mínimos de qualidade e de excelência. Renato ao final do Século XX e alvorecer do Século XXI fazia parte da banda séria da comunidade jurídica que reunia esforços voltados para barrar a proliferação dos Cursos de Direito, que se exacerbaria lamentavelmente na década seguinte.
Como represália contra pronunciamentos críticos feitos contra a proliferação de vagas no Campus de São José dos Pinhais foi privado de suas aulas e das atividades que desempenhava na cidade de Guaraqueçaba, incidente solucionado somente depois da intervenção da Justiça do Trabalho.
O tempo encarregou-se de provar que Schwab estava coberto de razão! A turma de calouros em que ocorreu o incidente que acarretou seu afastamento fez questão de homenageá-lo por ocasião de sua formatura, redimindo-se assim das acusações infundadas sofridas pelo docente.
E a Pontifícia Universidade Católica do Paraná acabou fechando o Campus de São José dos Pinhais, pomo da discórdia do injusto afastamento.
O professor Renato foi também membro da Diretoria do Sinpes nas gestões 2001/2003 e 2003/2006 atuando sempre com denodo e combatividade em favor dos professores do ensino superior. Era assíduo frequentador das reuniões de Diretoria que se realizavam naquela época às 22h30min, depois de encerradas as atividades docentes noturnas enfrentadas pela maioria de seus integrantes.
O sepultamento do professor Renato Artur Schwab acontecerá às 15h desta quinta-feira, 30 de junho de 2022, na Capela do Cemitério Parque Iguaçu.
Diretoria do Sinpes
|