Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 26 de abril de 2024.
 
Nota de Pesar pelo falecimento do Professor Germano Afonso

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – Sinpes lamenta o falecimento do professor Germano Afonso, docente do Mestrado em Educação e Novas Tecnologias do Uninter.

Professor Germano, mesmo vacinado com as duas doses do imunizante contra a Covid-19 e recluso desde o início da pandemia, é mais uma vítima da doença como muitos outros docentes que foram acometidos durante a pandemia.

Por isso, o Sinpes reforça sua posição tomada ainda no início da pandemia de que as aulas presenciais só devem voltar depois da vacinação da maioria da população brasileira. Com 576.730 óbitos e 20.645.055 infectados, o Brasil ainda registra uma média móvel de 718 vidas perdidas para a doença todos os dias.

Sobre o professor Germano Afonso

Germano Bruno Afonso era Pós-Doutor em Astronomia pelo Observatoire de la Cote d’Azur, França. Doutor em Astronomia de Posição e Mecânica Celeste pela Université Pierre et Marie Curie (Paris VI). Mestre em Ciências Geodésicas e Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná onde também foi professor titular.  Atualmente era professor/pesquisador do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu: Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Professor Germando era estudioso da astronomia indígena, participou inclusive da série de documentários Hijos de las Estrellas. O filme contou com a participação de pesquisadores de vários países, cada um sendo protagonista em um ponto especifico. Afonso foi destaque nas gravações realizadas no Brasil. As cidades documentadas foram: Curitiba (PR), Florianópolis (SC) e São Gabriel da Cachoeira (AM).

À família, aos amigos e aos alunos o Sinpes presta seus mais sinceros sentimentos.