Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 19 de abril de 2024.
 
Nota de pesar pelo falecimento do professor Cleverson Leite Bastos

O Sinpes lamenta profundamente o falecimento do professor Cleverson Leite Bastos. O Sindicato expressa seu mais profundo pesar à família, aos amigos e também aos alunos do professor Cleverson.

Docente do Curso de Direito da Faculdade de Educação Superior do Paraná – FESP, Cleverson Leite Bastos possuía graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1980), mestrado em Lógica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e estágio de pós-doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2006).

Entre o enorme legado do professor Cleverson para o estudo da Filosofia se destacam cinco livros: “Aprendendo a Lógica” (2011), “A Lógica dos Estoicos” (2010), “Filosofia para a Ciência” (2008), “Filosofia da Linguagem” (2007) e “Aprendendo a Aprender – Introdução à Metodologia Científica” (1998).

Possuidor de uma mente genial, atribulada e polêmica, sempre fez grande diferença por onde atuou! Por cerca de 30 anos lecionou disciplinas filosóficas na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, onde deixou muitos amigos e foi por diversas vezes homenageado pelos seus alunos. Ali chegou inclusive a exercer a função de Coordenador do Curso de Filosofia, eleito pelos seus pares.

Sempre priorizando o coletivo em detrimento dos interesses individuais, fez parte da comissão de professores que costurou acordo histórico entre o SINPES e a FESP, onde lecionava. O ajuste garantiu a continuidade do funcionamento dessa Instituição de Ensino Superior com o mínimo de sacrifício dos direitos dos professores e foi viabilizado graças ao esforço de todos e às intervenções apaixonadas do Professor Cleverson.