Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 24 de abril de 2024.
 
NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana (SINPES) vem a público esclarecer algumas questões ligadas à matéria publicada pelo Sindicato envolvendo o nome do professor Dennys Girardi, coordenador de graduação do Unicuritiba. Todas as informações destacadas no texto foram repassadas ao Sinpes  por meio de nossos canais (telefone e e-mail) voltados a esse fim, com pedido para que não fosse identificado o remetente.
O sistema de denúncias criado pelo Sinpes é importante ferramenta para que os professores das instituições privadas de ensino superior possam relatar irregularidades, transgressões de direitos trabalhistas, coações e perseguições dentro das IES’s de modo anônimo ou com o compromisso de não se identificar a fonte, evitando assim sofrer represálias patronais. Depois de recebida a denúncia é checada, a matéria produzida e a instituição alvo da denúncia é consultada por meio de sua assessoria de imprensa, ouvidoria e outros setores ligados à sua administração. Assim, é concedido um prazo para que a instituição possa prestar os esclarecimentos que são publicados na íntegra ao final da matéria.
No episódio envolvendo a denúncia com o professor Dennys Girardi, no entanto, o Sinpes cometeu um lapso do qual não pretende se eximir. Ao apurarmos os fatos ativemo-nos apenas a consultar a assessoria de imprensa do Unicuritiba que não respondeu a nossa interpelação com uma nota de esclarecimento necessária.
Depois da publicação o professor Dennys entrou em contato com o sindicato e lhe foi disponibilizado um espaço (em nosso site e em nossas redes sociais) para que ele possa dar sua versão dos fatos. Tal espaço continuará aberto. Nas redes sociais diversos professores manifestaram apoio ao professor Dennys destacando a falta de fundamentos da denúncia, manifestações essas que são respeitadas pelo Sinpes e levadas em consideração para esta nota de esclarecimento.
O Sinpes ressalta que sua função primordial é o resguardo dos interesses e direitos dos professores atuantes na graduação e pós-graduação, bem como o dever de prestar sua solidariedade e apoio à comunidade discente e aos demais envolvidos com o berço acadêmico. Há 29 anos o Sinpes atua de maneira incansável por melhores condições de remuneração e de trabalho para os professores do Ensino Superior. O Sindicato não tem e nunca teve a intenção de prejudicar qualquer professor ou professora, muito pelo contrário, nossa missão sempre teve como fio condutor o respeito e a atenção para com os docentes, a defesa de seus interesses e a garantia de seus direitos.
Considerando as circunstâncias acima aduzidas o Sinpes destaca que vai retirar a matéria de seu site e de suas redes sociais.