17/08/2023
O Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES – vem a público manifestar solidariedade e apoio aos professores e professoras da rede municipal de ensino de Curitiba. Essa categoria trava, neste momento, uma luta em defesa dos seus direitos e também da garantia de sua carreira docente, inclusive deflagrando greve, lamentavelmente reputada ilegal pela Justiça.
Os professores e professoras da rede municipal tem enfrentado, desde 2017, o congelamento da carreira, condição que restringe o seu crescimento profissional.
O Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba (Sismmac) denuncia que a Prefeitura de Curitiba insiste em manter no Projeto de Lei do Plano de Carreira mecanismos limitadores, que dificultarão o avanço profissional dos docentes.
Tal projeto, enviado pela Prefeitura à Câmara dos Vereadores em junho, volta-se para a implementação de limites ao desenvolvimento profissional do magistério.
Se prevalecer o iníquo plano muitos docentes acabarão se aposentando nos níveis iniciais, com salários muito baixos.
O Sinpes acredita que a valorização dos professores e professoras passa não só por salários justos, mas também por plano de carreira que garanta progressões funcionais periódicas e condignas.
O SINPES espera que a prefeitura municipal de Curitiba atenda as reivindicações da categoria, representada pelo combativo Sismmac. A aprovação do plano encaminhado pela prefeitura ao legislativo municipal precariza a educação básica e atenta contra a valorização profissional, suprimindo a possibilidade de uma educação de qualidade.
Diretoria do Sinpes
|