Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana
Portal do SINPES.
Sejam bem-vindos!
Curitiba, 29 de março de 2024.
 
Nota de Apoio à Greve dos Petroleiros – SINPES

O Sindicato dos Professores de Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana – SINPES, vem a público expressar total e irrestrito apoio à Greve dos Petroleiros que chega ao 18 º dia e cujos protestos já atingiram 121 unidades da Petrobrás.

O Sinpes, amparado por seu longo histórico de luta em prol dos direitos dos professores, reconhece como legítima e de extrema importância a greve deflagrada pela categoria que exige a suspensão definitiva das demissões na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (Fafen) que compromete o emprego de mais de mil trabalhadores e pleiteia o estabelecimento de negociação com a Petrobras para cumprimento de Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e o fim da política de paridade de preços com o mercado internacional.

A luta dos petroleiros é um exemplo de ação contra um governo cujo único projeto apresentado e executado até agora é destruir as instituições mais importantes para a sociedade brasileira, como as Universidades, Institutos Federais, Institutos de defesa do meio-ambiente, a cultura e a arte.

Os Petroleiros nos dão os caminhos e o exemplo de como reverter toda essa política de sucateamento do Estado e entrega de nossos recursos e de nossas riquezas.

Oxalá este movimento se torne o gatilho necessário e tão esperado para espalhar tal qual rastilho de pólvora movimento que chegue às ruas voltado para fazer cessar o desmantelamento do Estado Social.

Diretoria do Sindicato dos Professores do Ensino Superior de Curitiba e Região Metropolitana.